Topo

Michael Kors e Oscar de La Renta exibem suas coleções em Nova York

17/02/2011 10h07

Nova York (EFE).- Michael Kors e Oscar de La Renta, dois célebres estilistas da passarela nova-iorquina, apresentaram nesta quarta-feira (16) suas respectivas e muito diferentes coleções para o Inverno 2011.

Kors, que este ano celebra seus 30 anos na indústria da moda, apresentou 64 propostas de linhas retas, elegantes e sofisticadas como as celebridades que marcaram presença no Lincoln Center.

A atriz Catherine Zeta-Jones e seu marido Michael Douglas, recém-recuperado de um câncer na garganta, somaram-se à cantora e atriz Bette Midler, e as também atrizes Debra Messing, Anjelica Huston e Emma Roberts no evento.

As modelos Angie Harmon, Karolina Kurkova e Erin Wasson, que em outras temporadas participaram de seus desfiles, também estiveram presentes.

Em uma paleta de cores que vai do tom "camel" ao dourado, passando pelo chocolate, além das diversas tonalidades de cinza - do gelo ao grafite - e preto, Kors veste para o próximo inverno uma mulher esportiva, pragmática e cosmopolita.

O designer nova-iorquino, que há anos participa como um dos juízes do "reality show" sobre moda, "Project Runway", apresentou peças que, segundo suas próprias notas de produção, "justapõem alfaiataria com lânguidos drapeados".

Suas modelos femininas foram envolvidas em leves sedas, georgette, cashemere, jérsei e outros tecidos como o "cashgora" (cashemire e angorá), que também aplicou em impecáveis ternos, casacos e jaquetas.

A passarela se transformou em um espetáculo-retrospectivo em que estilos das últimas três décadas se misturaram e fizeram dele um dos principais nomes da semana de moda, presente desde sua primeira nos anos 1990.

Já Oscar de La Renta sugeriu, em 60 peças para o próximo inverno, uma mulher afastada totalmente do minimalismo que pouco antes havia sido exibido no desfile de Kors e de outros estilistas que há uma semana apresentam suas propostas.

O dominicano naturalizado americano de 79 anos preferiu cores intensas, luxuosos tecidos e apliques como otomana de seda, veludo, lantejoulas e "paillette", mousseline lame e alpacas bordadas que imprimem o luxo clássico característico da marca.

O estilo seguiu do prêt-à-porter ao noturno, para o qual acrescentou acessórios como sapatos de salto alto metálicos e chapéus confeccionados em pele de raposa. Dessa forma, deu às suas jovens modelos um ar eslavo e asiático, que também utilizou para adornar o acabamento de casacos e saias.

De La Renta apresentou jaqueta e casacos em "patchwork", assim como vestidos e algumas saias em raposa vermelha e outras com detalhes em pedraria e em tons que iam do branco, cinza, chocolate e preto, ao verde e azul intensos sem deixar de lado o fúcsia.

Nesta quinta-feira, último dia da semana da moda de Nova York, são aguardados os desfiles de Ralph Lauren e da marca Calvin Klein Collection, nas mãos do diretor criativo Francisco Costa.