Topo

Lojas dos EUA fazem descontos online para salvar temporada

01/12/2008 19h45

San Francisco, 1 dez (EFE).- As lojas dos Estados Unidos, em uma nova tentativa de salvar a temporada natalina, lançam hoje uma campanha de agressivas ofertas na Internet em uma iniciativa que se repete cada ano e que já se conhece como o "cyber mondays" (segundas-feiras 'cyber' - de comércio "cibernético").

Após um fim de semana de Ação de Graças -início oficial da campanha do Natal em EUA, que não foi tão ruim como se esperava-, muitos aproveitam hoje a volta aos escritórios para adquirir pela internet o que não encontraram nas lojas.

O termo foi cunhado em 2005 pela Federação Nacional do Varejo (NRF), que se aproveitou desta tendência e que muitos comerciantes estavam oferecendo fortes descontos esse dia em suas páginas web.

Este ano, os rebaixamentos são mais agressivos do que em exercícios anteriores, pois a crise está fazendo com que muitos consumidores sejam muito reticentes na hora de gastar.

Cerca de 84% do varejo na Internet oferece hoje promoções especiais, contra 72% do ano passado, afirma uma pesquisa publicada pelo jornal "USA Today".

Segundo um estudo da empresa de consultoria BIGresearch, quase 60% dos empregados nos EUA, cerca de 70 milhões de pessoas, dispõem de conexão à internet em seus trabalhos e reconhecem que aproveitarão hoje o dia de trabalho para comprar presentes de Natal.