Topo

Rosa e preto são apostas seguras no estilo Chanel para o verão 2009

Chanel mostra sua coleção para o verão 2009 assinada pelo alemão Karl Lagerfeld - AFP
Chanel mostra sua coleção para o verão 2009 assinada pelo alemão Karl Lagerfeld
Imagem: AFP

03/10/2008 20h12

Paris, 3 out (EFE).- Uma aposta segura para o verão 2009 é a combinação entre rosa e preto, mas não um rosa qualquer, um rosa Chanel, como o apresentado hoje pelo costureiro alemão Karl Lagerfeld nas passarelas de Paris.

No mesmo local, seu colega Jean-Charles de Castelbajac fez outra aposta, em seu caso eleitoral: Barack Obama.

Castelbajac estampou o retrato do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos em um desfile com vestidos cheios de nuvens, bolhas de sabão e capacetes multicoloridos.

A foto de um Obama sorridente e triunfante estampava um vestido curto preto e amarelo, inteiramente bordado de lantejoulas.

Não foi o único retrato de seu desfile, mas os outros eram femininos, como o apresentado na quarta-feira, que celebrava os 40 anos de carreira de sua colega Sonia Rykiel.

Lagerfeld também resolveu celebrar, mas planejando um final antes de tudo espetacular para sua coleção Chanel, apresentada no Grand Palais.

Ao melhor estilo da coreógrafa alemã Pina Bausch, pôs em cena no final cinco modelos masculinos, vestidos com vistosos cinturões e colares cinzentos e negros sobre camisas brancas.

Foi o momento eleito por Lagerfeld para sair a receber aplausos de todo o público, à frente das modelos que já haviam se apresentado e voltaram à passarela em grupo.

Logo após a saudação, Lagerfeld saiu de cena, deixando a impressão de que o rosa poderá servir a combinação com desde jaquetas de ponto grosso a vestidos longos pretos, com bolsos e pregas estratégicos.

Outros elementos característicos da coleção Prêt-à-Porter Chanel para a primavera-verão 2009 mostraram-se acessíveis a orçamentos relativamente modestos, como plumas nos calcanhares.

Mesmo o rosa pálido, combinado com branco, cinza e negro, sobre cetim ou lurex mostrou-se capaz de compor vestidos de festa longos ou curtos.

Certamente, a elegância máxima Chanel passará pelo negro, o branco e a combinação entre ambos, com abundantes mangas faróis, plisadas, transparências eloqüentes e suntuosos bordados.