Topo

Valentino se torna foco das atenções no Festival de Veneza

O estilista Valentino Garavani e seu companheiro Giancarlo Giammetti - Reuters
O estilista Valentino Garavani e seu companheiro Giancarlo Giammetti
Imagem: Reuters

28/08/2008 12h32

Veneza (Itália), 28 ago (EFE).- "Valentino: The Last Emperor", documentário do jornalista Matt Tyrnauer sobre o estilista italiano Valentino, roubou a cena hoje no Festival de Veneza.

"A moda não morrerá jamais, é como uma velha música que permanece para sempre", disse o próprio Valentino, em entrevista coletiva posterior à exibição do filme.

"Olho atentamente como a Valentino continua após a minha aposentadoria. Afinal de contas, a empresa leva o meu nome", explicou, por sua vez, ao se referir ao trabalho de sua nova estilista e sucessora, Alessandra Facchinetti.

No entanto, o verdadeiro protagonista do filme é seu infatigável companheiro Giancarlo Giammetti, que deslumbra pela pureza de sua fidelidade, respeito, aceitação e admiração ao mito.

"Eu me encarrego de tudo do que Valentino não gosta", disse aos jornalistas Giammetti, que é perguntado no filme: "Como é viver à sombra de alguém tão importante?", a que responde modestamente: "Simplesmente felicidade".

Nati Abascal, Gwyneth Paltrow, Michael Caine e Joan Collins são, junto a seus inseparáveis cachorros Milton, Monty, Maude, Margot, Maggie e Molly, alguns dos personagens que aparecem no filme em vários momentos.

"Valentino: The Last Emperor" também lembra Audrey Hepburn, Jacqueline Kennedy e a princesa Diana, que confirmaram década após década que a sua aposta pelo clássico jamais saiu de moda.

Na difícil tarefa de destacar um vestido, Valentino citou Julia Roberts e a roupa que a atriz usou quando recebeu em 2001 o Oscar de melhor atriz por sua atuação em "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento".

Em termos cinematográficos, Tyrnauer imprimiu uma versão mais jornalística em seu filme. Mas apesar do conteúdo pouco inovador, "Valentino: The Last Emperor" é um desfrute tanto para o leigo quanto para o erudito da moda, já que é difícil não sucumbir ao encanto do estilista, de sua personalidade e de sua arte.