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Tom Ford deve ser o responsável por ternos de James Bond em novo filme

10/03/2008 11h14

Londres, 10 mar (EFE).- O maior segredo de James Bond finalmente
foi revelado: o agente 007, a serviço de Sua Majestade, mudou de
alfaiate.

Assim afirma um repórter do jornal britânico "The Times", segundo
o qual a alfaiataria italiana Brioni teve seus serviços substituídos
pelos do estilista americano Tom Ford.

A Tom Ford International, a nova empresa criada por Ford, que
deixou a Gucci em 2004, será supostamente encarregada de vestir o
ator Daniel Craig no novo filme da série, mas até o momento não
houve confirmação oficial.

Há inúmeros livros dedicados ao "estilo Bond", como "Dressed to
Kill" ("Vestido para matar", em tradução livre), de Nick Foulkes,
que lembra que o criador do personagem, Ian Fleming, não menciona
marcas ou grifes ao descrever o estilo de seu herói.

Terence Young, diretor de "007 contra o satânico Dr. No" (1962),
encarregou seu próprio alfaiate londrino, Anthony Sinclair, de
vestir Bond, na época interpretado por Sean Connery.

A escolha de Brioni foi feita por Lindy Hemming, responsável pelo
figurino dos filmes da série entre "007 contra Goldeneye" (1995) e
"007 Cassino Royale" (2006).

"É importante saber escolher bem os ternos. Também se deve
garantir que eles poderão ser vistos durante anos sem parecerem
ridículos", afirma Hemming.

Foi ela que decidiu que seria um alfaiate italiano, Brioni, que
vestiria o agente britânico.

Segundo explicou ao "Times", Hemming consultou vários costureiros
europeus, inclusive Armani, antes de escolher Brioni.

A empresa não vestiu apenas o agente 007, mas também outros
personagens da série, como Miss Moneypenny e todos os personagens na
roleta do Cassino Royale.

A companhia italiana sempre se mostrou muito discreta com James
Bond, mas essa discrição foi se dissipando nos últimos anos e, justo
antes do lançamento de "007 Cassino Royale", lançou um fraque com o
nome do agente 007 no forro.

Do americano Tom Ford, espera-se, por outro lado, mais
publicidade, escreve o "Times", principalmente porque a Eon
(produtora da série) está centrando os esforços no que o jargão
publicitário chama de "product placement" (merchandising).

Em "007 Cassino Royale", todos se lembram do relógio Omega e dos
carros de Bond, o Aston Martin e o Ford Mondeo. No entanto, "007 Um
novo dia para morrer" (2002) ainda é o filme com mais marcas
"inseridas", inclusive o Aston Martin que substituiu o BMW.

Ninguém sabe o motivo da suposta substituição de Brioni pela Tom
Ford International. Alguns dizem que esta fez uma melhor oferta,
enquanto outros apontam a saída de Umberto Angeloni do cargo de
diretor-executivo da Brioni e a substituição de Lindy Hemming por
Louise Frogley como nova responsável pelo figurino da série.