Topo

Ator francês Gérard Depardieu é acusado de estupro

O ator Gerard Depardieu durante apresentação do filme "Saint Amour", no Festival de Berlim - Stefanie Loos /Reuters
O ator Gerard Depardieu durante apresentação do filme "Saint Amour", no Festival de Berlim Imagem: Stefanie Loos /Reuters

Da Deutsche Welle

31/08/2018 14h44

O ator francês Gérard Depardieu está sendo investigado pelas autoridades da França após ter sido acusado de estupro e agressão sexual por uma atriz, informaram nesta quinta-feira (30) agências de notícias internacionais, citando fontes judiciais francesas.

"A promotoria de Paris pediu à polícia que se encarregue de uma investigação preliminar sobre acusações de estupro e agressão sexual", afirmaram as fontes à agência Efe. A informação foi confirmada pela imprensa francesa.

Veja também


A denúncia teria sido recebida na última segunda-feira (27), pelas autoridades de Aix-en-Provence, no sudeste da França, que acabaram se desvinculando da investigação. Promotores de Paris assumiram o inquérito nesta quarta-feira, dia 29.

"A promotoria não vai fazer comentários nesta fase das investigações", afirmou o órgão judicial da capital francesa, sem dar qualquer detalhe sobre o inquérito.

O advogado de Depardieu, Hervé Temime, disse à agência francesa AFP que o ator nega qualquer ataque e qualquer estupro. "Lamento a natureza pública desse processo, que representa um grande prejuízo a Gérard Depardieu, cuja inocência estou convencido de que será reconhecida", acrescentou.


À emissora de rádio francesa Franceinfo, Temime declarou que teve uma longa reunião com seu cliente e que Depardieu estava abalado com as alegações, que vão contra "tudo o que ele é e respeita".

Também citando pessoas próximas ao caso, a Franceinfo publicou que a acusação foi feita por uma atriz e escritora francesa de 22 anos, que já conhecia Depardieu antes do suposto incidente e trabalhava num projeto envolvendo uma personalidade próxima ao ator.

Os crimes, segundo as mesmas fontes, teriam ocorrido mais cedo, neste mês, numa residência que Depardieu mantém em Paris, mesmo não morando mais na França.

O ator deixou seu país natal em 2013, em protesto contra uma proposta do então governo, de François Hollande, de elevar os impostos para os milionários. O governo da Rússia lhe concedeu cidadania russa, depois de o francês ter solicitado a naturalização.

Depardieu, de 69 anos, é um dos atores mais bem-sucedidos da França, tendo feito mais de 180 filmes. Ganhou destaque por seu papel em Cyrano de Bergerac, pelo qual ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes e foi indicado ao Oscar. No exterior, ele é mais conhecido pelas comédias "Green Card – Passaporte para o amor" e "Asterix e Obelix".