Topo

Mulheres ganharam 51% menos que homens em 15 anos, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Ivan Levingston

Da Bloomberg

29/11/2018 17h07

A disparidade salarial entre gêneros normalmente apontada é que as mulheres recebem cerca de US$ 0,80 para cada dólar ganho pelos homens nos EUA. Um novo estudo, contudo, argumenta que a diferença é ainda maior quando medida a longo prazo.

A remuneração das mulheres representa apenas 49 por cento dos ganhos dos homens -- ou seja, há uma diferença salarial de 51 por cento -- quando medida pelo total recebido ao longo de 15 anos por todos aqueles que trabalharam pelo menos um ano, segundo um estudo do Institute for Women's Policy Research divulgado na quarta-feira.

Veja também: 

Além disso, o progresso perdeu força no período do estudo, entre 2001 e 2015, em comparação com os 30 anos anteriores, disseram os economistas Heidi Hartmann e Stephen Rose no relatório.

O estudo concluiu também que entre as mulheres que deixaram de trabalhar por apenas um ano, os ganhos foram 39 por cento menores do que o das mulheres que trabalharam todos os 15 anos.

"Temos de fato subestimado o tamanho da desigualdade salarial no mercado de trabalho", disse Hartmann, que é também presidente do IWPR, em comunicado enviado juntamente com o estudo.