Topo

Coronavírus: a comovente foto de último encontro de mãe e filha em UTI antes de morte por covid-19

Maria Rico e sua filha Anabel Sharma foram admitidas no hospital Leicester Royal no mesmo dia - Anabel Sharma
Maria Rico e sua filha Anabel Sharma foram admitidas no hospital Leicester Royal no mesmo dia Imagem: Anabel Sharma

05/01/2021 10h46

Maria Rico tirou a máscara de oxigênio para se despedir, apesar de saber que isso apressaria sua morte.

Uma mulher que viu sua mãe morrer ao lado dela no hospital depois que ambas pegaram covid-19 pede às pessoas que tomem as precauções necessárias contra a doença.

Maria Rico, de 76 anos, que vivia na Inglaterra, tirou a máscara de oxigênio para falar com as duas filhas uma última vez, mesmo sabendo que isso apressaria sua morte.

Anabel Sharma descreveu o momento como "de partir o coração", mas disse que estava feliz por ao menos sua mãe não ter morrido sozinha.

Ela divulgou a última foto delas para aumentar a conscientização sobre o vírus.

'Conforto'

Sharma disse que sua mãe morreu cerca de meia hora depois que a máscara foi retirada.

"Minha mãe pediu que tirassem a máscara dela e eles disseram: 'Assim que tirarmos, você não terá muito tempo'. Ela disse, 'sim, eu sei disso, mas já tive o suficiente'", lembrou.

"Passamos cerca de cinco minutos com ela quando ela conseguiu falar, depois ela perdeu a consciência. Ela nos disse que não tinha medo de morrer, que estava pronta. Disse que eu precisava lutar muito porque tinha os filhos em casa."

A irmã de Sharma, Susana, também foi autorizada a participar desse momento usando equipamento de proteção individual.

"Nós seguramos a mão dela até o último suspiro", disse. "Tenho algum conforto ao pensar que pudemos estar com ela e sei que também trouxe conforto à minha mãe."

Maria Rico morava na mesma casa que Sharma, o marido dela e três filhos (Noah, de 10 anos, Isaac, de 12 anos, e Jacob, de 22).

Sharma disse acreditar que um de seus filhos pegou o coronavírus na escola e que o vírus "devastou" a família em uma velocidade "assustadora".

"Gostaria de pedir às pessoas que sigam todas as precauções e pensem nos outros", disse ela.

Sharma e sua mãe foram admitidas no hospital Leicester Royal no mesmo dia de outubro, e Maria Rico faleceu em 1º de novembro.

O funeral foi transmitido ao vivo para Sharma, que ainda estava no hospital.

"Ela estava muito ciente do que estava para acontecer, sabia que não iria se recuperar e estava farta do tratamento", disse Sharma, que continua a fazer tratamento com oxigênio em casa porque seus pulmões foram danificados pelo vírus.

Ela descreveu a mãe como uma "avó incrível" que era "muito, muito obstinada".