Topo

Estilista do Congo faz sucesso com roupas de papel

Estilista do Congo faz sucesso com roupas de papel

BBC Brasil

06/12/2016 09h58

Cansado de gastar dinheiro com roupas de grifes conhecidas, Mbengi resolveu criar seu próprio estilo, usando embalagens de amendoim e jornais velhos. "O papel é tão importante. Até mesmo dinheiro é impresso em papel", disse ele à BBC.

“Percebi que estava enchendo o bolso deles [estilistas], mas uma noite eu sonhei que estava vestido com roupas de papel. Quando acordei, comecei a fazê-las para mim”, disse.
Mbengi ficou tão famoso que suas criações foram exibidas em Paris, em 2012, e na Kinshasa Fashion Week, em 2013. “Consigo entrar em eventos da classe alta e as pessoas gostam do meu estilo”, disse.

Uma de suas maiores inspirações é a SAPE (Sociedade de Ambientadores e de Pessoas Elegantes), um movimento cultural que se popularizou no país a partir dos anos 1960. O movimento começou nas capitais do Congo e da República Democrática do Congo --Brazzaville e Kinshasa, respectivamente-- logo depois da independência dos países vizinhos, nos anos 1960. Os “sapeurs” cultuam a elegância como um propósito de vida.

“No futuro, quero me tornar um grande artista. Treinar outras pessoas e começar minha empresa para fazer roupas de papel”, completou Mbengi.