Topo

BBC elege 100 mulheres de destaque no mundo; 2 brasileiras estão na lista

Lista tem desde empreendedoras com menos de 30 anos até ativistas com mais de 80 - BBC
Lista tem desde empreendedoras com menos de 30 anos até ativistas com mais de 80 Imagem: BBC

18/11/2015 15h19

A BBC selecionou as cem mulheres mais inspiradoras de todo o mundo em 2015 --e duas brasileiras fazem parte da lista. Esta seleção marca o terceiro ano da série "100 Mulheres", que busca representar melhor as mulheres nas notícias em toda a BBC.

A atriz vencedora do Oscar Hillary Swank e a modelo sudanesa Alek Wek estão na lista, que também traz 30 empreendedoras com menos de 30 anos e mulheres inspiradoras com mais de 80. Entre elas estão enfermeiras em zonas de conflito, jovens diretoras de cinema, que documentam as pressões e expectativas em suas comunidades, e líderes nos campos de ciência, política, educação e artes. As jovens empreendedoras brasileiras Lorrana Scarpioni, de 25 anos, e Bel Pesce, de 27 anos, também fazem parte da seleção. 

A baiana Lorrana criou o Bliive, um site de economia compartilhada que permite que pessoas troquem serviços entre si, sem pagamento em dinheiro envolvido. Depois do lançamento bem-sucedido no Brasil, em 2013, a plataforma será levada para a Europa. Segundo ela, "decidir ver a si mesmo por meio de seus sonhos, e não de suas limitações é o primeiro passo" para uma trajetória de sucesso.

Já Bel Pesce, depois de se formar em engenharia elétrica, ciências da computação, administração, economia e matemática no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, criou o FazINOVA, uma escola de desenvolvimento de habilidades que oferece cursos on-line gratuitos para jovens empreendedores.

'Corra riscos'

Uma de nossas octogenárias, a ativista argentina Estela de Carlotto, trabalha para reunir avós das crianças que desapareceram após serem sequestradas pelo governo militar argentino durante o período ditatorial (1966-1973). A própria Estela reencontrou seu neto, Ignacio, em 2014.

As empreendedoras mais jovens também compartilharam dicas para avançar em suas carreiras. A austríaca Antonia Albert, de 25 anos, diz que as mulheres precisam "ser muito mais confiantes e ter coragem de correr riscos". Ela é cofundadora do Careship, um comércio on-line de cuidados com idosos.

Na seleção da BBC ainda estão Li Tingting, lésbica e ativista de direitos das mulheres na China; Eveles Chimala, parteira no Malauí; Jana El-Hassan, escritora libanesa; e Megan Grano, comediante americana. Algumas das mulheres são excepcionalmente corajosas, como Neyda Rojas, freira venezuelana que visita regularmente as prisões superlotadas do país, que estão entre as mais perigosas no mundo.

A série terá reportagens especiais sobre questões envolvendo mulheres em todo o mundo e culmina em um dia de debates sobre imagem, liderança e relacionamentos que acontecerá simultaneamente em 100 locais no mundo --incluindo Albânia, Kosovo, Samoa, Fiji, Israel e Jamaica, além da sede da BBC em Londres.