Topo

O pai que ganhou 350 dias de férias para cuidar de filha com câncer

Solidariedade dos colegas de trabalho permitiu a Jonathan Dupré cuidar da filha doente - Le Réveilde Neufchâtel
Solidariedade dos colegas de trabalho permitiu a Jonathan Dupré cuidar da filha doente Imagem: Le Réveilde Neufchâtel

18/10/2015 17h06

O francês Jonathan Dupré não tinha mais nenhum dia de férias: havia usado todos aos quais tinha direito para acompanhar a filha, Naëlle, em consultas médicas.

A menina de apenas cinco anos tem câncer nos rins e, em dezembro passado, passou por uma cirurgia para extrair um tumor de 13 centímetros. Depois, vieram 31 semanas de quimioterapia, em meio às quais ela teve de enfrentar também uma infecção pulmonar.

"Usei todos os meus dias de férias em exames médicos e sessões quimioterápicas", contou ele ao jornal local "Le Réveilde Neufchâtel".

Mas a solidariedade de seus colegas de trabalho fez com que a situação de Dupré mudasse radicalmente. Eles decidiram doar suas férias para que Dupré pudesse cuidar da filha.

Com isso, ele passou a ter direito a nada menos do que 350 dias de férias.

Benefício

Dupré vive em uma pequena cidade no norte da França e trabalha na Groupe Pochet, uma fabricante de recipientes de cristal para perfumes e cosméticos de alta qualidade, que tem mais de 6.000 empregados em todo o mundo.

"Meu chefe compreendeu as dificuldades que eu enfrentava e sugeriu essa ideia", contou Dupré.

Fontes no departamento de comunicação da companhia confirmaram à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, a veracidade da história.

Segundo Dupré, seu chefe explicou que havia uma lei que permitia aos empregados –com a permissão da empresa– a ceder dias de trabalho a um colega que tem um filho gravemente doente.

"E o departamento de recursos humanos aceitou sua proposta", disse.

Agradecido

A lei foi aprovada em maio de 2014 e estabelece que os "empregados podem renunciar a seus dias de descanso em benefício de um companheiro que tenha um filho menor de 20 anos que esteja doente".

Isso também é possível se o filho do funcionário "tem alguma deficiência ou sofreu um acidente grave e requer cuidados constantes".

Além disso, a lei estabelece que "o beneficiado pelos dias cedidos receberá salário integral durante os dias em que estará ausente".

Dupré diz estar muito agradecido pelo gesto de seus companheiros de trabalho: "É muito importante poder estar com minha filha".