Topo

Acne e sexo demais: as curiosas razões pelas quais homens indianos pedem divórcio

Em um caso, Alta Corte reverteu decisão de conceder divórcio a homem que achava a mulher "festeira" demais - Kirtish Bhatt/BBC
Em um caso, Alta Corte reverteu decisão de conceder divórcio a homem que achava a mulher 'festeira' demais Imagem: Kirtish Bhatt/BBC

06/08/2015 11h34

A Índia tem uma das menores taxas de divórcio do mundo, mas fins de casamento têm se tornado mais comuns.

Especialistas dizem que a maioria dos casos de divórcio no país ocorrem por razões citadas legalmente como "abuso" ou "crueldade". Mas o que constitui tal abuso é objeto de debate, especialmente na hora de avaliar os danos psicológicos causados a alguma das partes durante o casamento.

A Corte Suprema indiana estabelece que não existem parâmetros fixos para determinar a chamada crueldade mental. E, por causa das amplas definições legais para isso, tribunais indianos acabaram tendo de analisar uma série de interpretações bizarras sobre o que constitui o abuso psicológico.

E os exemplos são curiosos.

'Festeira'

Na semana passada, a Alta Corte de Mumbai reverteu a decisão de uma vara de família no caso de um marinheiro que, em 2011, obteve divórcio alegando que sua mulher ia a muitas festas. E que isso era uma forma de abuso.

A corte decidiu que o homem também gostava de sair e que, por isso, não teria sido submetido a alguma forma de crueldade. O juiz, M.L. Tahaliyani, disse ainda que "o ato de socializar é permitido na sociedade moderna".

'Máquina sexual'
Mulher foi acusada de abusar do marido por causa de seu grande apetite sexual - Kirtish Bhatt/BBC - Kirtish Bhatt/BBC
Mulher foi acusada de abusar do marido por causa de seu grande apetite sexual
Imagem: Kirtish Bhatt/BBC

Um casamento sem sexo é um motivo global para divórcios. Mas, no ano passado, um homem em Mumbai pediu a separação com base no argumento de que sua mulher queria "transar demais".

Na petição, o homem disse que sua mulher tinha um apetite sexual incontrolável desde que tinham se casado, em 2012. E alegou ter sido forçado a manter relações sexuais mesmo quando estava doente - segundo ele, a mulher ameaçava transar com outros homens quando ele se recusava a atender seus desejos.

O homem disse que o "comportamento cruel e autocrático" da esposa tornou difícil a convivência. O tribunal decidiu em seu favor e concedeu o divórcio, depois de a mulher não comparecer à audiência para rebater as acusações.

'Polícia da moda'
Homem alegou que o senso 'fashion' da mulher o incomodava - Kirtish Bhatt/BBC - Kirtish Bhatt/BBC
Homem alegou que o senso "fashion" da mulher o incomodava
Imagem: Kirtish Bhatt/BBC

Outro caso bizarro em Mumbai, mas dessa vez o argumento apresentado por um marido em busca de divórcio foi que o vestuário de sua mulher era uma forma de crueldade.

O homem, casado desde 2009, ficou angustiado pela decisão de sua mulher de não usar trajes tradicionais indianos, e sim saias e calças jeans para ir trabalhar. Um vara de família concedeu o divórcio, mas a Alta Corte derrubou o veredito no ano passado.

"A porta da crueldade não pode ser escancarada. Do contrário, o divórcio teria que ser concedido em todos os casos de incompatibilidade de gênios", disse o juiz.

'Trauma' da acne
Tribunal aceitou reclamação de que mulher 'escondeu' que tinha problema sério de acne - Kirtish Bhatt/BBC - Kirtish Bhatt/BBC
Tribunal aceitou reclamação de que mulher "escondeu" que tinha problema sério de acne
Imagem: Kirtish Bhatt/BBC

Casamentos arranjados são comuns na Índia, e em 2002 um homem conseguiu a anulação do seu com o argumento de ter ficado traumatizado com a acne de sua mulher. Em sua petição, o homem disse que as espinhas e cravos no rosto da mulher até o tinham impedido de "consumar" o matrimônio, em 1998.

Um tribunal de Mumbai deu ganho de causa ao homem, observando que, embora a condição da mulher fosse um problema para ela, era também traumática para o marido. A corte considerou ainda que a "mulher enganou o homem ao não revelar que tinha uma doença de pele".

Isso mesmo depois de um parecer do médico da mulher, estabelecendo que a condição era tratável e não afetaria a vida sexual do casal.

'Hospitalidade hostil'
Recusa em fazer chá para os amigos teria 'humilhado' o marido - Kirtish Bhatt/BBC - Kirtish Bhatt/BBC
Recusa em fazer chá para os amigos teria "humilhado" o marido
Imagem: Kirtish Bhatt/BBC

Em 1985, um tribunal na cidade de Allahabad manteve a decisão de uma vara de família local de conceder divórcio a um homem que disse ter sido vítima de abuso psicológico pela mulher.

Ele teria se sentido humilhado quando sua mulher se recusou a fazer chá para ele e seus amigos.