Topo

Grávida passa três meses em cama inclinada para salvar bebê

Donna Kelly, de 29 anos, posa com a filha no colo, após passar três meses deitada em uma cama - BBC
Donna Kelly, de 29 anos, posa com a filha no colo, após passar três meses deitada em uma cama Imagem: BBC

21/12/2011 12h52

Uma britânica foi forçada a passar três meses de cama, com seus pés a um nível acima da cabeça, para evitar um aborto espontâneo.

O procedimento foi adotado por Donna Kelly, de 29 anos, depois que exames mostraram que ela corria o risco de sofrer um terceiro aborto.

Uma especialista do Hospital Universitário de Coventry (região central da Grã-Bretanha) a aconselhou a usar a força da gravidade para reduzir esse risco, sugerindo que ela ficasse deitada em uma cama inclinada.

"No início, me sentia enjoada e com constantes dores de cabeça", diz Donna.

Mas o sacrifício valeu a pena: após cerca de oito meses e meio de gravidez, nasceu a pequena Amelia, que já recebeu alta do hospital.

Condição rara

Kelly despertou a preocupação dos médicos quando um exame, na 20ª semana de gravidez, apontou que ela corria o risco de sofrer um aborto tardio - a jovem já havia tido o mesmo problema duas vezes desde 2007, quando nasceu seu primogênito, Joshua.

A professora Siobhan Quenby, especialista em abortos recorrentes do Hospital Universitário de Coventry, aconselhou Kelly a deitar-se na cama, com seus pés inclinados para cima durante três meses, durante as 24 horas de cada dia. Ela só se levantava para ir ao banheiro.

"Donna tinha uma condição rara. O tratamento, ainda que pareça estranho, é muito eficiente", disse a médica.

Para Donna, o mais difícil foi "passar tanto tempo longe de Joshua".

"Mas três meses longe dele valeram a pena para dar-lhe uma irmã", afirmou.