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Correio francês lança selo sabor chocolate para enfrentar crise

Daniela Fernandes<BR><br/> De Paris para a BBC Brasil

25/05/2009 12h33

Os Correios da França lançaram nesta segunda-feira selos com aroma de chocolate, em mais uma iniciativa para tentar conter a queda no volume de cartas em virtude da popularização do e-mail e de outros meios de comunicação na internet.

  • Correios da França/Divulgação

    Além de enviar uma carta que terá um leve perfume de chocolate, a pessoa que colar o selo também sentirá o sabor do produto



O volume de correspondências enviadas caiu 3% na França em 2008. Só no primeiro trimestre de 2009, acentuada pela crise econômica, a queda foi de 4,4% em relação ao trimestre anterior, segundo dados fornecidos pelos Correios à BBC Brasil.

Par tentar reverter essa tendência, os Correios franceses já vinham adotando medidas como o lançamento, no ano passado, de um sistema que permite imprimir, em casa, selos diretamente sobre envelopes ou etiquetas.

Outro serviço, oferecido há cerca de um ano, permite criar selos individualizados com fotos pessoais ou logotipos de empresas.

Segundo a assessoria, essas iniciativas se inserem em um plano de modernização de produtos, com o objetivo de se aproximar mais dos hábitos dos franceses, que cada vez mais fazem compras pela internet.

Ao tentar atrair os internautas e permitir a utilização de fotos pessoais digitalizadas nos selos, a empresa tenta estimular o envio de cartas, diz a assessoria.

O novo selo com sabor chocolate, vendido em todas as agências dos correios da França a partir desta segunda-feira, é mais uma estratégia para atrair clientes.

Além de enviar uma carta que terá um leve perfume de chocolate, a pessoa que colar o selo também sentirá o sabor do produto.

Os selos lançados, com 10 imagens diferentes, retraçam a história do chocolate, a partir das favas de cacau originárias da América Central e da Amazônia à introdução do chocolate na corte do rei Charles 5º, no século 16.

As imagens dos selos contam ainda que o chocolate era muito apreciado pelos reis franceses no Palácio de Versalhes e que o produto, durante muito tempo consumido apenas pelas pessoas ricas, se tornou popular no século 19, com o surgimento da indústria de chocolate.

O carnê com 10 selos com aroma de chocolate custa 5,60 euros (cerca de R$ 15), a mesma tarifa do carnê de selos comuns na França.