Topo

Artista libanesa pinta retratos em batatas

Tariq Saleh<BR><br/> De Beirute para a BBC Brasil

25/05/2009 13h09

A artista libanesa Ginou Choueiri teve uma ideia inusitada de retratar familiares, amigos e alguns políticos famosos em batatas ao invés de telas.

  • Ginou Choueiri / www.ginou.mosaicglobe.com

    A artista libanesa Ginou Choueiri e as batatas com rostos humanos



O trabalho começou como uma brincadeira mas acabou virando sucesso com exibições em Barcelona, na Espanha, em Turim, na Itália, e em Beirute, no Líbano.

Segundo a artista, são mais de mil batatas que mostram figuras conhecidas da política, como o ex-presidente americano George W. Bush, e o líder politico libanês Saad Hariri.

Ginou explicou que a ideia das batatas surgiu quando estava pensando sobre um trabalho para sua primeira exibição coletiva, cujo tema era "Coloque-se na pele de alguém".

"Eu queria criar retratos humanos e procurava pelo material certo quando notei as batatas na cozinha de minha casa, e então tive a ideia", disse a artista à BBC Brasil.

Ela explicou que batatas e o rosto humano possuem muitos paralelos, como a pele porosa e a variedade nas cores e formas.

"Eu me inspirei primeiramente nos meus familiares e amigos, mas depois fui pintando o rosto de pessoas que conhecia na rua e também figuras famosas e políticos".

Ginou enfatizou que, apesar de muitos considerarem seus trabalhos divertidos, há quem ache as batatas com rostos perturbadoras.

"Eu pessoalmente acho-as muito bonitas, especialmente quando começam a crescer e criar cabelos".
As batatas, segundo a artista, duram somente em torno de um mês, o que representa a efemeridade da própria natureza humana.

"Tudo pode ser transformado em arte e há muito material abandonado e que não é usado, e isso pode virar em algo mais interessante e excitante", disse ela.