Topo

Polícia desativa cinco bombas em loja de Paris

Daniela Fernandes<BR><br/> de Paris para a BBC Brasil <br/>

16/12/2008 10h45

A polícia francesa informou ter desativado cinco bombas na loja de departamentos Printemps em Paris nesta terça-feira.

Leia Mais: Notícias de Moda

AFP

AFP

Policiais caminham em frente a loja de departamentos Printemps, onde foram encontradas cinco bombas


A tentativa de atentado foi reivindicada por uma organização desconhecida, a Frente Revolucionária Afegã, que alertou antes em uma carta a agência de notícias France Presse, afirmando que vários explosivos haviam sido colocados na seção de roupas masculinas da loja.

Na carta enviada à France Presse a organização exige a retirada das tropas francesas do Afeganistão até fevereiro de 2009.

"Senão vamos agir nas suas lojas de departamentos capitalistas e, da próxima vez, sem preveni-los", afirma a carta. A mensagem enviada à agência de notícias dizia "se vocês não intervierem antes da quarta-feira, 17 de dezembro, as bombas vão explodir".

Detonação
As informações sobre a tentativa de ataque ainda são parciais. Segundo a polícia, as cinco barras de dinamite encontradas no terceiro andar do prédio não tinham mecanismo de detonação.

"O que sabemos até o momento é que o dispositivo não estava preparado para explodir", afirmou a ministra do Interior, Michèlle Alliot-Marie, que foi pessoalmente ao Printemps.

O Printemps se situa no bairro da Ópera, ao lado da famosa Galeries Lafayette e de várias outras grandes lojas, em uma área bastante movimentada nesta época do ano devido ao Natal.

O alerta à clientela para sair da loja foi dado às 11h30 (8h30 no horário de Brasília). Segundo a polícia, 4 mil pessoas estavam no local nesse horário. A área foi isolada pela polícia e um dispositivo de segurança foi instalado na região.

As bombas teriam sido encontradas nos banheiros da loja, onde o movimento da clientela é atualmente grande devido ao Natal.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu prudência nas investigações e declarou que é preciso permanecer vigilante e agir com rigor frente ao terrorismo. Sarkozy está em Estrasburgo nesta terça-feira, no Parlamento Europeu.

Em agosto passado, dez soldados franceses morreram em uma emboscada nos arredores de Cabul, a capital afegã, organizada pelo Talibã.

Cerca de 3 mil soldados franceses participam atualmente de operações no Afeganistão.