Topo

Peças da Dior ganham sabor chinês em mostra em Pequim

Marina Wentzel<BR><br/> De Hong Kong para a BBC Brasil

12/12/2008 09h11

Uma exposição em Pequim está trazendo aos chineses a história da marca Christian Dior em uma remodelagem artística com tempero local.

Fotos: Dior Verão 2009

Quentin Shih/BBC

Quentin Shih/BBC

Instalações evocam relação entre as histórias da China e da maison francesa no século 20


A exposição Christian Dior e Artistas Chineses é uma coletânea de instalações que mostram de maneira bem humorada e criativa uma interpretação da intercessão entre as histórias da China e da maison francesa no século 20.

Ao todo 20 artistas locais participam da mostra, que fica em cartaz até 15 de janeiro no Centro de Arte Contemporânea Ullens, na capital Pequim.

Os artistas foram convidados a criar instalações que ilustrassem o olhar chinês sobre ícones da moda criados pela Dior.

Entre as peças de inspiração retratadas está o famoso New Look, combinação de saia e tailleur com a cintura marcada, que revolucionou a moda ao retomar a feminilidade nos cortes após a Segunda Guerra Mundial.

Quentin Shih/BBC

Quentin Shih/BBC

Cerca de cem modelos originais foram trazidos do acervo da casa Dior em Paris


Outro símbolo do design Dior explorado na exposição é a bolsa Lady Di, criada em homenagem à princesa inglesa. Cerca de cem modelos originais foram trazidos do acervo da casa Dior em Paris.

A inauguração da exposição em 15 de novembro contou com grandes celebridades como a atriz Charlize Theron, a ex-bond girl Eva Green e o designer da Dior John Galliano.