Topo

Iranianos fazem sanduíche de avestruz de 1,5 km; assista

O preparo do sanduíche envolveu mais de mil cozinheiros - BBC
O preparo do sanduíche envolveu mais de mil cozinheiros
Imagem: BBC

Jon Leyne<BR><br/> De Teerã para a BBC News

17/10/2008 11h47

Cozinheiros iranianos montaram um sanduíche de carne de avestruz de 1,5 km em um festival em Teerã nesta sexta-feira, como parte de uma iniciativa para promover a alimentação saudável.

Os organizadores esperam conseguir um lugar no Livro Guinness de Recordes para o maior sanduíche de avestruz já montado no mundo.

Cerca de 1,5 mil cozinheiros - muitos deles mulheres vestidas com o chador, o tradicional vestido islâmico, que cobre quase todo o corpo - participaram da iniciativa.

O preparo começou há dois dias. Cerca de mil quilos de carne de avestruz foram cozidos com um pouco de frango, mostarda e vários outros ingredientes.

Segundo o correspondente da BBC em Teerã Jon Leyne, não havia ninguém do Guinness no local, mas funcionários da prefeitura, do Ministério da Saúde, policiais e juízes estiveram presentes para registrar a façanha.

Os iranianos têm orgulho de sua cozinha, que inclui pratos como o fesenjan - um cozido de carne com um molho de suco de romã e nozes - e o kebab (espetinhos de carne), mas também tem receitas gordurosas e com muita carne.

Criadores de avestruz no país afirmam que a carne do animal tem metade da gordura presente na carne de frango, muito ferro e pouco colesterol.

Com o evento desta sexta-feira, os organizadores também esperam promover a criação de avestruz.