Topo

França alerta para o aumento do preço do escargot

Hugh Schofield<BR><br/> de Paris para a BBC

07/07/2008 11h43

Os produtores de escargot - um dos pratos mais exóticos da culinária francesa - alertam que os preços do produto vão aumentar devido ao desenvolvimento econômico no leste da Europa.

A França consome mais de 14 mil toneladas de escargot por ano, mas praticamente nenhum é produzido no país. As espécies mais procuradas estão sob proteção e a indústria agora precisa importar o produto de países do leste europeu.

Mas o progresso econômico em países como Polônia e Bulgária está fazendo com que muitos abandonem as trabalhosas criações de escargots. Até hoje, as famílias dessas regiões ganhavam um salário satisfatório coletando o caramujo em campos e bosques.

Mas com o desenvolvimento econômico e as novas ofertas de emprego, as companhias que compram os escargots estão aumentando os salários, para não perderem os empregados, o que vai provocar um aumento do preço do produto.

Com apenas algumas fazendas de criação de escargot ativas na França - a maioria nas colinas da região de Burgundy -, a Federação Francesa de Indústrias de Alimentos Preservados alerta que os dias de escargot barato estão no fim.