Topo

Japoneses criam 'super fibra' de bicho-da-seda com gene de aranha

A nova fibra é duas vezes mais resistente que a seda comum - BBC
A nova fibra é duas vezes mais resistente que a seda comum
Imagem: BBC

Geraldo Ribeiro<BR>De Tóquio

17/12/2007 11h40

Cientistas japoneses conseguiram implantar genes da aranha em bichos-da-seda para a criação de uma fibra duas vezes mais resistente que a seda comum - e que será usada na fabricação de meias especiais.

O novo produto, desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Shinshu, da província japonesa de Nagano, foi apresentado como sendo ultra-resistente. A fibra produzida pelo bicho-da-seda geneticamente alterado é composta de cerca de 10% de seda de aranha e 90% da seda que a larva produz para criar seu casulo.

A fabricante de meias japonesa Okamoto é uma das patrocinadoras da pesquisa e planeja usar a nova fibra na fabricação de meias mais fortes e mais elásticas.

Os vários tipos de seda produzidos pelas aranhas para construir suas teias são conhecidos pela resistência. Apesar disso, não é possível usar aranhas para produzir seda, como se faz com o bicho-da-seda, por causa do comportamento agressivo da aranha.

Segundo Masao Nakagaki, que lidera a pesquisa, o novo método acrescenta às qualidades de leveza e brilho, naturais da seda, a resistência e flexibilidade da seda de aranha.

Resistência
O professor Nakagaki declarou à BBC Brasil que um dos tipos de fibra resultantes do novo processo é tão forte quanto a fibra sintética Kevlar, utilizada na confecção de coletes à prova de balas.

Para Nakagaki, o próximo passo da pesquisa é aumentar a proporção de seda de aranha na fibra ultra-resistente dos atuais 10% para 20% ou 30%. "Não será fácil, mas acreditamos que seja possível com muito esforço", conclui.

Além da fabricação de meias, o novo fio poderá ser usado na fabricação de outros produtos não têxteis, como fios cirúrgicos e linhas de pesca.

O lançamento das meias feitas a partir da nova seda está previsto para 2010.


De Tóquio ","publicationDate":"20071217114000"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/universa/noticias/bbc/2007/12/17/japoneses-criam-super-fibra-de-bicho-da-seda-com-gene-de-aranha.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="universa/universa">