Topo

Policiais nos EUA entram na Justiça contra proibição a barbas

30/11/2007 11h34

Quatro policiais entraram com um processo contra a decisão do departamento de polícia de Houston, no Estado americano do Texas, de proibir barbas na corporação, segundo reportagem do jornal Houston Chronicles.

Os policiais reclamam na Justiça que a proibição é discriminatória. Alguns afirmam que perderam cargos e salários por causa da medida.

A proibição entrou em vigor em 2005. O departamento alega que máscaras de gás contra ataques biológicos não funcionam adequadamente em pessoas com barba.

Os oficiais alegam que a proibição prejudica pessoas com problemas de pele. Eles também dizem que policiais negros foram os mais afetados.

Dois dos policiais que estão processando o departamento de Houston - os sargentos Shelby Stewart e Kenneth Perkins - usam barbas devido a um problema de saúde.

"Nós tomamos a decisão baseados nos direitos civis", disse Stewart ao jornal Houston Chronicle. Após a proibição, ele mudou de função.

A polícia de Houston nega que a mudança de cargo tenha relação com a proibição. O advogado do departamento, Craig Ferrell, diz que a proibição foi revista e que oficiais com problemas de pele podem agora usar uma máscara especial que funciona em homens com barbas.