Topo

Restaurante britânico serve panqueca de esquilo

As panquecas feitas com esquilo cinzento são preparadas em estilo oriental - BBC
As panquecas feitas com esquilo cinzento são preparadas em estilo oriental
Imagem: BBC

19/10/2007 07h38

Um restaurante chique da região de Cumbria, na Inglaterra, incluiu no cardápio uma iguaria vista com desconfiança por muitos britânicos: panquecas de esquilo cinzento em estilo oriental.

Os animais são vistos como uma praga na Grã-Bretanha por ameaçarem a espécie nativa - os esquilos vermelhos - além de arrancarem cascas de árvores e roubarem ovos de passarinho.

Por isso, o restaurante do Famous Wild Boar Hotel decidiu tentar convencer os mais céticos, oferecendo provas das panquecas de esquilo de graça.

Alguns dos clientes compararam o sabor da carne ao do coelho, outros disseram que o esquilo lembra mais o frango. Os animais servidos no restaurante foram capturados nas próprias terras do hotel.

"Até o momento a experiência tem sido muito positiva. Nos ligaram da Sociedade de Preservação dos Esquilos Vermelhos agradecendo pelo ótimo trabalho que estamos fazendo, acabando com os esquilos cinzentos", disse Marc Sanders, o chef de cozinha do hotel.

'Iguaria'

Há quatro meses, outro restaurante britânico, o Tapster, criou um prato de esquilo para um festival culinário.

O dono do restaurante. Mitch Spooner, disse à BBC que decidiu se arriscar com a nova carne depois de ver críticas elogiando o sabor dos esquilos em dois dos principais jornais do país.

"Eu nunca tinha provado, essa é primeira vez que nos aventuramos com os esquilos", disse ele.

"Nós sabemos que algumas pessoas podem ser um pouco sensíveis em relação a isso (comer esquilos), então decidimos tentar fazer um patê, de forma que não fique tão óbvio que se trata de carne de esquilo."

Apesar disso, Spooner acha que o esquilo pode se tornar uma iguaria típica da Grã-Bretanha graças ao hábito da população de sempre experimentar coisas novas.
Mais
Governo Britânico planeja dar 'pílula' para esquilos