Topo

Modelos 'devem ter atestado médico' na Grã-Bretanha

14/09/2007 09h41

As modelos que trabalham na indústria da moda britânica devem apresentar um atestado médico para comprovar que elas não sofrem de distúrbios alimentares, segundo uma recomendação do Conselho de Moda Britânico.

No entanto, o relatório do Inquérito sobre a Saúde das Modelos, iniciado em março, não chega a recomendar a proibição das chamadas modelos tamanho zero (o equivalente ao tamanho 32 no Brasil) nas passarelas.

O inquérito produziu 14 recomendações, que podem ou não ser seguidas pelos organizadores da Semana da Moda de Londres, a semana de moda, que começa neste sábado.

Ele foi criado para tratar das questões de saúde das modelos.
Os atestados - a serem pagos pelas próprias modelos - teriam que ser checados pelas agências antes de as profissionais serem contratadas, diz o documento.

Evidências
O relatório também reitera que modelos menores de 16 anos não participem de desfiles, o que já havia sido estipulado no contrato com os estilistas que vão apresentar as suas coleções na semana.

O documento recomenda que as modelos entre 16 e 18 anos de idade sejam acompanhadas "quando apropriado", e que os profissionais trabalhando com modelos menores de 16 anos sejam verificados pela polícia.

A chefe do inquérito, baronesa Kingsmill disse que "durante a investigação, a evidência da vulnerabilidade de modelos em geral foi chocante e elas apresentam alto risco de distúrbios alimentares".

"No entanto, falta um conhecimento mais profundo sobre distúrbios alimentares na indústria da moda e um desejo geral de muitos participantes de melhorar radicalmente a situação atual, proibindo as menores de 16 anos, introduzindo a exigência de atestados médicos e garantindo padrões profissionais de educação e pesquisa."

O inquérito, no entanto, não recomendou a proibição nas passarelas de modelos com índice de massa corporal abaixo de 18,5.

A Semana de Moda de Madri proibiu as modelos tamanho zero e usa uma proporção entre peso e altura para calcular um tamanho saudável para cada indivíduo.