Topo

Amo seus filhos 'assim como são', diz papa Francisco a pais de pessoas LGBT

Em maio de 2018, Francisco já havia dito a frase "Deus te ama assim" a um homem gay vítima de pedofilia no Chile - Vincenzo Pinto/AFP
Em maio de 2018, Francisco já havia dito a frase "Deus te ama assim" a um homem gay vítima de pedofilia no Chile Imagem: Vincenzo Pinto/AFP

17/09/2020 09h30

O papa Francisco se reuniu com um grupo de pais de pessoas LGBT+ e disse que ama seus filhos "assim como são". O encontro aconteceu ontem, ao fim da audiência geral semanal do pontífice, e envolveu cerca de 40 pais e mães integrantes da Associação Tenda di Giornata, entidade italiana que incentiva as comunidades cristãs a acolherem pessoas LGBT+.

"O Papa ama seus filhos assim como são, porque são filhos de Deus", disse Francisco, segundo relato do jornal católico italiano Avvenire.

Francisco ainda ganhou de presente um livreto que reúne experiências eclesiásticas nem sempre agradáveis dessas famílias e uma camisa com as cores do arco-íris e a frase bíblica: "Nell'amore non c'è timore" ("Não existe medo no amor").

"Queremos criar uma ponte com a Igreja para que ela possa mudar o olhar para nossos filhos, acolhendo-os plenamente ao invés de excluí-los", disse a vice-presidente da associação, Mara Grassi.

Essa não é a primeira vez que o papa dá declarações de abertura à comunidade LGBT+. Em maio de 2018, Francisco disse a frase "Deus te ama assim" a um homem gay vítima de pedofilia no Chile.

Em outra ocasião, logo no início de seu pontificado, afirmou que não podia "julgar" as pessoas por sua orientação sexual.

Essa postura mais aberta rendeu a Francisco uma crescente oposição nas alas mais conservadoras da Igreja e até acusações de "heresia". Ao mesmo tempo, no entanto, o papa já disse que a "homossexualidade parece estar na moda" e que se sentia preocupado com sua presença entre padres e religiosos.