Topo

"É preciso dar espaço à mulher", diz papa Francisco

Andreas Solaro/AFP
Imagem: Andreas Solaro/AFP

Da ANSA

08/03/2019 16h19

O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (8) que é preciso aumentar o espaço da mulher na sociedade e ressaltou seu papel como "tutora" do mundo.

Em encontro com o Comitê Judaico Americano, o líder da Igreja Católica aproveitou a ocasião para lembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado sempre em 8 de março.

"A mulher é aquela que torna belo o mundo, que o tutela e o mantém em vida. Leva a graça que faz coisas novas, o abraço que inclui, a coragem de se doar. A paz é mulher. Nasce e renasce da ternura das mães. Por isso, o sonho da paz se realiza olhando a mulher", disse.

"Não é por acaso que, no relato do Gênesis, a mulher seja tirada da costela do homem enquanto este dorme. A mulher tem sua origem perto do coração e no sono, durante os sonhos. Por isso, leva ao mundo o sonho do amor. Se sonhamos com um futuro de paz, é preciso dar espaço à mulher", acrescentou.

Há pouco menos de 15 dias, no entanto, o Papa discursou durante sua cúpula antipedofilia no Vaticano e criticou o feminismo, movimento que defende a igualdade de gênero, afirmando que todas as suas formas são um "machismo de saias".

Ódio

Durante o encontro com o Comitê Judaico Americano, Francisco também se mostrou preocupado com a "disseminação de um clima de maldade e raiva", incluindo o "recrudescimento bárbaro" de ataques antissemitas.

"Gostaria de reiterar que é preciso vigiar tal fenômeno. Na luta contra o ódio e o antissemitismo, um instrumento importante é o diálogo inter-religioso, voltado a promover o compromisso com a paz, o respeito recíproco, a tutela da vida, a liberdade religiosa, a salvaguarda da criação", disse.