Topo

Nevada é o 1º estado dos EUA a reconhecer casamento gay em sua constituição

Proibição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo em Nevada perdurava por 18 anos - Istock
Proibição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo em Nevada perdurava por 18 anos Imagem: Istock

17/11/2020 10h43

Los Angeles, 16 Nov 2020 (AFP) - Nevada se tornou o primeiro estado americano a incluir em sua Constituição o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, revogando uma proibição de 18 anos.

A medida foi submetida à votação durante a recente eleição presidencial de 3 de novembro e os resultados finais foram publicados nos últimos dias.

Os eleitores aprovaram a "Emenda para o Casamento Independente de Gênero" com 62% dos votos a favor e 38% contra, segundo o gabinete do secretário de estado de Nevada.

"É bom que deixamos os eleitores decidirem", disse o presidente do grupo de defesa Equality Nevada, Chris Davin, à NBC News. "As pessoas escolheram isso, não os juízes ou legisladores. Isso é democracia direta —é como tudo deveria ser".

Ele disse que a iniciativa é importante para os membros da comunidade LGBTQ, enquanto muitos estão preocupados que a nova maioria conservadora da Suprema Corte dos EUA tente revogar a decisão que protege federalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A nova lei de Nevada derruba um referendo de 2002 aprovado pelos eleitores que definiu o casamento como união entre "um homem e uma mulher".

No entanto, em 2009, uma lei de parceria doméstica foi aprovada pelos legisladores estaduais.

Mas foi somente em junho de 2015 que a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou todas as proibições estaduais ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A medida eleitoral que consagrou esse direito na constituição de Nevada permite que organizações religiosas e membros do clero do estado se recusem a realizar o casamento.