Topo

Ativista pelos direitos das mulheres é alvo de ataque no Afeganistão

Bandeira do Afeganistão, Estado cuja capital é Cabul - Massoud Hossaini/AFP
Bandeira do Afeganistão, Estado cuja capital é Cabul Imagem: Massoud Hossaini/AFP

15/08/2020 12h29

Cabul, 15 Ago 2020 (AFP) - Fawzia Koofi

Fawzia Koofi, uma importante defensora dos direitos das mulheres e integrante da equipe de negociação afegã que deve iniciar em breve o diálogo com os talibãs, foi atingida por um tiro perto de Cabul, anunciaram as autoridades do país.

Homens armados abriram fogo contra Koofi e sua irmã na sexta-feira (14), na província de Parwan, próxima da capital, afirmou o porta-voz do ministério do Interior, Tariq Arian.

Os talibãs negaram a autoria do ataque, que aconteceu quando as duas mulheres saíam de seu automóvel para fazer compras, depois de prestar condolências a uma família, completou o porta-voz.

"Um carro as interceptou e homens armados abriram fogo. Koofi foi atingida na mão direita e está em condição estável", disse Arian.

Crítica veemente dos talibãs e também integrante do Parlamento, Koofi confirmou a "tentativa de assassinato" em sua página do Facebook.

O coordenador da equipe de negociações afegã, Mohammad Masoom Stanekzai, iniciou uma investigação sobre o ataque, que até o momento não foi reivindicado por nenhum grupo.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, condenou o "ataque covarde".