Topo

Uma em cada 10 grávidas nos EUA consome álcool, diz pesquisa

Ingerir álcool no início da gravidez causa danos permanentes ao feto - Getty Images
Ingerir álcool no início da gravidez causa danos permanentes ao feto Imagem: Getty Images

24/09/2015 18h59

 

Consumir álcool durante a gravidez traz riscos de problemas de desenvolvimento e danos ao cérebro, mas uma em cada dez mulheres grávidas nos Estados Unidos afirmam beber,  informaram autoridades norte-americanas nesta quinta-feira (24).

O hábito de consumo excessivo de álcool na gravidez também aumentou a preocupação entre os pesquisadores, que disseram que as gestantes que bebem relataram mais episódios de compulsão para beber do que as mulheres não grávidas.

"Sabemos que o uso de álcool durante a gravidez pode causar defeitos congênitos e alterações de desenvolvimento em bebês, bem como um aumento do risco de outros problemas de gravidez, como aborto espontâneo, morte fetal e prematuridade", explicou Coleen Boyle, diretora do Departamento de Doenças Congênitas e Deficiências de Desenvolvimento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

"Esse é um alerta importante para que as mulheres não bebam enquanto estiverem grávidas. Não vale a pena correr esse risco.

Cerca de 10% das mulheres grávidas com idades entre 18 e 44 anos relataram ter consumido álcool no mês passado, segundo o relatório semanal do CDC sobre morbidade e mortalidade.

Cerca de um terço das mulheres grávidas que beberam --ou 3,1% das grávidas do mundo-- admitiram ter bebido além da conta, o que significa quatro ou mais bebidas alcoólicas por vez.

A frequência desses episódios de bebedeira foi maior do que o observado entre mulheres não grávidas --4,6 episódios no mês passado, comparado a 3,1 episódios entre mulheres que não estavam grávidas.

Especialistas dizem que beber durante a gravidez pode causar desordens do espectro alcoólico fetal, um grupo de condições que não tem cura e pode prejudicar a criança para o resto da vida.

"Estudos estimam que 2% a 5% dos alunos da primeira série do ensino fundamental nos Estados Unidos podem ter essas desordens", diz o relatório.

O estudo foi feito tendo como base uma enquete por telefone com a população dos Estados Unidos e dados de todos os 50 estados e o Distrito Federal, de mulheres com idades entre 18 e 44 anos.

"Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez devem saber que não há um nível seguro de consumo de álcool durante a gestação", disse a epidemiologista Cheryl Tan, principal autora da pesquisa e membro do CDC.

"Todos os tipos de álcool devem ser evitados, incluindo vinhos tinto ou branco, cerveja e destilados."

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/quiz/2015/09/01/voce-sabe-identificar-o-que-e-mito-ou-verdade-na-gravidez.htm')