Topo

Homens são melhores do que mulheres na administração de múltiplas tarefas, diz estudo

Pesquisador descobriu que a capacidade de combinar várias tarefas ao mesmo tempo está relacionada com a capacidade espacial -que, nas mulheres, está vinculada com a fase menstrual - Thinkstock
Pesquisador descobriu que a capacidade de combinar várias tarefas ao mesmo tempo está relacionada com a capacidade espacial -que, nas mulheres, está vinculada com a fase menstrual Imagem: Thinkstock

24/10/2012 12h02

ESTOCOLMO, 24 Out 2012 (AFP) - As mães que trabalham provavelmente realizam mais tarefas do que os maridos, mas a crença de que as mulheres podem desempenhar muitas tarefas ao mesmo tempo melhor que os homens é um mito, segundo um estudo sueco.

"Pelo contrário, os resultados de nosso estudo mostram que os homens são melhores do que as mulheres no que diz respeito a fazer muitas tarefas", afirma Timo Maentylae, professor de psicologia na Universidade de Estocolmo.

A diferença de rendimento está relacionada com o ciclo menstrual feminino, de acordo com o estudo que será publicado na revista americana Psychological Science.

De acordo com pesquisas anteriores, homens e mulheres que têm a chamada boa memória de trabalho mostraram um rendimento melhor no momento de executar múltiplas tarefas na comparação com os que não têm a habilidade.

Mas Maentylae descobriu que a capacidade de combinar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo também está relacionada com a chamada capacidade espacial, que, nas mulheres, está vinculada com a fase menstrual.

"Estudos anteriores demonstraram que as habilidades espaciais das mulheres variam ao longo do ciclo menstrual, com maior capacidade perto da menstruação e muito menor perto da ovulação, quando os níveis de estrogênio são altos", explicou.

"Os resultados mostraram uma clara diferença entre homens e mulheres no que diz respeito à realização de múltiplas tarefas na fase de ovulação, enquanto o efeito fica eliminado nas mulheres na fase menstrual", completou.

Os participantes no estudo, 160 homens e mulheres com idades entre 20 e 43 anos, foram instruídos para realizar um acompanhamento de três relógios digitais, que mostravam diferentes horas a diferentes velocidades.

Enquanto registravam determinados tempos mostrados pelos relógios, definidos por um conjunto simples de regras, eles também tinham que observar uma lista de nomes comuns suecos, apertando um botão quando um dos nomes era repetido.

As diferenças na capacidade espacial e a memória de trabalho se basearam em testes separados.