Topo

Semana de Moda de Nova York direto para o sofá de casa

Modelos desfilam no primeiro dia da Semana de Moda de Nova York - Getty Images/Montagem UOL
Modelos desfilam no primeiro dia da Semana de Moda de Nova York Imagem: Getty Images/Montagem UOL

14/09/2011 17h57

Assistir a um desfile na cobiçada primeira fila permite a muitos poder dizer que estiveram próximo dos famosos, mas em 2011 é possível desfrutar das últimas tendências das passarelas da Semana de Moda de Nova York de um lugar muito mais cômodo e acessível: o sofá de casa.

Os fashionistas têm apenas que estar atentos a uma mensagem de texto urgente: "Atenção: o desfile de Vera Wang acaba de começar". Um ou dois minutos depois, na tela do computador, você vai poder assistir ao vivo a nova coleção da famosa estilista.

O visualização de vídeos em tempo real na internet, com o sistema conhecido como streaming, é muito comum hoje em dia, mas no fechado e seleto mundo da moda é uma grande novidade.

Mais de 100.000 pessoas assistem à Semana de Moda de Nova York para conhecer as propostas para a primavera 2012, mas segundo os organizadores, milhares de outras pessoas assistem online ao que acontece nas passarelas da Big Apple.

Cerca de 30 desfiles são mostrados ao vivo pela internet e pela primeira vez também é possível assistir a transmissão a partir do celular.

A cada manhã o site YouTube, mostra o programa do dia. Para esta quarta-feira estão marcados os desfiles dos estilistas J. Mendel, Anna Sui e Elie Tahar.

"Esta é uma grande oportunidade para levar as criações dos estilistas a uma audiência muito mais ampla", disse Christina Neault, produtora executiva da Semana de Moda de Nova York.

O Twitter também ajuda a difundir o evento, graças a blogueiros presentes junto às passarelas do Lincoln Center. "LeAnn Rimes está na primeira fila com Audrina Patridge. 'Me pergunto do que estão falando", escreveu na terça-feira uma blogueira de fofocas que assistia e postava no Twitter suas opiniões sobre o desfile de Badgley Mischka no qual a cantora de música country e a atriz chamavam atenção.

O desfile mal tinha começado, mas no Twitter já apareciam os segredos guardados à sete chaves da nova coleção, como os detalhes dos vestidos amarelos e os cintos largos de metal.

"Estou no paraíso da Barbie," tuitou um fashionista. "Eu classificaria como Barbie elegante", respondeu outro. Alguém que assistia o desfile de cada acrescenta: "Vintage é muito sexy".

Não há tempo para falar do estilo Barbie de Badgley Mischka, porque é hora de opinar sobre Vera Wang, outra das estilistas que mostraram suas coleções na terça-feira.

"Beyoncé acaba de sentar na primeira fila", diz um tweet. Também está lá a ex-Secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright, fala outro.

Se perder os desfiles ao vivo, é fácil. O site www.firstcomesfashion.com disponibiliza os desfiles do dia. Alguns estilistas mostram suas coleções ao vivo em seus próprios site. Quer saber o que será mostrado nesta temporada de Oscar de la Renta? Acesse odlrlive.tumblr.com.

Outros criadores estão no Facebook, onde Lacoste mostrou sua coleção em Nova York para seis milhões de seguidores.

Os compradores também não ficam de fora. Duby Novak, dona de uma grande multimarcas no Brasil, não perde nem um segundo dos desfiles, filmando tudo com seu celular. Assim pode ver cada uma das coleções, atualizar seu blog e começar a pensar o que vai comprar para trazer para o Rio de Janeiro.