Sonhou que estava nu ou seu dente caía? Entenda o que isso significa
Sonhos dizem respeito ao desconhecido em nós, aos aspectos que, no dia a dia, não conseguimos identificar. Muitos deles têm elementos comuns; símbolos que fazem parte do inconsciente coletivo, formado por influências culturais, sociais e até genéticas, de acordo com a psicologia junguiana, desenvolvida pelo suíço Carl Gustav Jung (1865-1961).
Para entender o que significam, é preciso avaliar o contexto em que aparecem e, claro, sua intimidade e sua vida -- o significado está no interior de quem sonha. A analista junguiana Marion Rauscher Gallbach, coordenadora do Núcleo de Sonhos da SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica) e autora de "Aprendendo com os sonhos" e "Sonhos e gravidez: iniciação à criatividade feminina" (Ed. Paulus), desvenda nove elementos recorrentes:
-
Nudez
Sonhar que está sem roupas em lugar público se refere à maneira com você vem se colocando no mundo. É possível que se sinta inadequada, insegura ou desprotegida diante de alguma situação nova ou diferente no dia a dia, daí o constrangimento de se perceber totalmente despida e chamar a atenção por isso. Apenas há conotação erótica se estiver num quarto.
-
Casa
Não há significado fixo: pode se referir a nós mesmos e à nossa estrutura psíquica-corporal. Quando você sonha, por exemplo, que sua casa tem cômodos a mais, é possível que esteja lidando no dia a dia com aspectos até então desconhecidos de si mesmo. Se for aquela em que morou na infância, isso ajuda a localizar em tempo e espaço a problemática espelhada pelo sonho.
-
Janelas
São aberturas que permitem tanto olhar para fora quanto para dentro. Fique atenta para perceber as características, e se elas estão abertas ou fechadas para o mundo.
-
Carro
Pode sugerir a dinâmica de se mover pela vida. Com pressa? Prudência? Divertindo-se ou com medo? Para muitos aficionados em carro, ele é quase uma extensão de si mesmo, seu ego. É importante perceber quem está dirigindo, se você mesma ou se está sendo levada por outros. Reflita: às vezes passamos muito rápido de carro, onde deveríamos estar andando, com mais atenção, a pé.
-
Dentes
Segundo o ditado popular, sonhar com dente caindo significa morte de parente. Nem sempre o símbolo se relaciona à perda concreta de alguém, mas sim a uma perda de energia e à falta de potencial que impossibilita agarrar a vida com tudo. Vale a pena analisar se está passando por um processo mais depressivo. Como os dentes são usados para nutrir o corpo, é bom questionar: como você está alimentando sua vida?
-
Prova
Embora seja um sonho típico de perfeccionistas, remete às situações cotidianas que colocam as nossas capacidades em teste. Indica, ainda, um receio de não corresponder às expectativas alheias.
-
Água
Está relacionada com a maneira como as emoções fluem. Em geral, reflete nosso estado mental. A simbologia pode ser variada: desde chuvas torrenciais até alagamentos que obrigam a sonhadora a retornar para casa, representando um momento de introversão, de se voltar para si. Mergulhar no mar ou enfrentar as ondas aponta se as emoções vêm sendo vivenciadas de maneira avassaladora ou prazerosa.
-
Dinheiro
Pode estar relacionado com a energia que temos para investir, por isso é bom perceber se é muito ou pouco, se está sobrando ou faltando, ou também se o sonho reflete uma tendência materialista.
-
Fuga
Fugimos daquilo que nos assusta. Aquilo que nos persegue nos sonhos pode sugerir algum aspecto que quer se aproximar da consciência do eu, e do qual se foge por algum motivo. Vale a pena abrir-se para o novo. Embora pareça apavorante, este sonho sugere enfrentar os problemas pendentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.