PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Mergulho no gelo e massagem facial são parte do skincare de Carolina Ferraz

Carolina Ferraz conta para Universa detalhes do cuidado com a pele - Nicole Gomes/Instagram
Carolina Ferraz conta para Universa detalhes do cuidado com a pele Imagem: Nicole Gomes/Instagram

Nathália Geraldo

De Universa

27/05/2020 04h00Atualizada em 27/05/2020 16h17

Em tempos de isolamento social devido ao coronavírus, os truques de skincare pipocam nas redes sociais —é uma enxurrada de gente bonita exibindo sua máscara de argila ou seu spa em casa para se cuidar e manter a pele limpa e hidratada durante a pandemia. Entre famosas e anônimas, acompanhar o ritual de cuidados caseiros da atriz Carolina Ferraz deixa qualquer quarentener mais animada.

Para Universa, ela conta quem tem seguido "religiosamente" a rotina de cuidados durante a quarentena, de manhã e antes de dormir. Sua preocupação com a saúde da pele, no entanto, vem desde os "20 poucos anos" e, agora, aos 52 anos, é um ensinamento que passa também para as filhas, Valentina e Anna Isabel, e, de quebra, aos seus milhares de seguidores.

"Tenho pele mista, que não requer nenhum cuidado diferente. Sempre lavo e limpo bem a pele, tonifico e hidrato desde os 20 poucos anos até hoje", explica à reportagem. "Para mim, skincare é necessário, mais do que qualquer intervenção tecnológica, embora eu também tenha já tenha feito laser e luz pulsada."

Dicas de skincare de Carolina Ferraz

Em um vídeo de 11 minutos visto por mais de 40 mil pessoas, Carolina revisita dicas de atenção à pele, como mergulhar o rosto em um balde de gelo e enxugá-lo em um paninho de algodão, como uma fralda, e mostra diferentes tipos de massagem facial.

Na rotina de limpeza da pele que mostra no Youtube, Carolina indica colocar o rosto em uma bacia com água e gelo, procedimento que ela faz uma vez por semana ou quinzenalmente. "É para dar um choque térmico, ativar a circulação sanguínea e dar um 'boost' na pele; ela fica mais enrijecida", conta.

Outro truque: testar massagens faciais continuadamente. "Além de ser delicioso, faz diferença enorme no dia a dia, e o resultado não é tão lento quanto se pensa. Se for feita todos os dias de manhã ou à noite, em uma semana, é possível notar a diferença na textura, no brilho e na tonicidade do rosto", sugere.

No vídeo abaixo, Carolina detalha os produtos que usa para o skincare. A seguir, as dicas da atriz que separamos para você:

  • Não desdenhe do poder da hidratação

    "Nós podemos envelhecer e, com certeza, ter rugas, mas uma pele hidratada tem brilho, é mais bonita", explica a atriz. "Por isso, recomendo que a mantenha limpa e hidratada", diz.

  • Fralda para secar a pele gentilmente

    Carolina Ferraz usa fraldas de algodão para secar o rosto. O produto substitui toalhas, que podem ter a textura mais abrasiva e machucar a pele depois de feita a limpeza.

  • Trabalhe a palma da mão no rosto

    "Pode fazer com força", recomenda Carolina sobre os movimentos feitos na testa e nas têmporas, do centro em direção aos cabelos. Depois, com o indicador e o dedo do meio curvados e encaixados no queixo, ela desliza em direção às orelhas, gentilmente, numa ação "contra papadas". "Faça quantas vezes você quiser."

  • Persistência na rotina transformará sua pele

    "Quanto eu cultivo o skincare todos os dias, de manhã e à noite, percebo que minha pele fica outra", conta a atriz para Universa. Reservar 10 minutos nos dois turnos para passar produtos na pele e fazer as massagens faciais é um cuidado que pode trazer benefícios claros, mas exige persistência.

  • Ouça música, crie um clima para o skincare

    Encare o momento com alegria e se isole em frente ao espelho para tirar proveito do skincare. "É o momento em que eu me isolo, às vezes fico ouvindo música no banheiro, é um ritual gostoso. Quando eu não posso fazer por alguma razão, por não ter tempo, eu sinto muita falta", diz Carolina.

  • Aproveite para avaliar sua pele

    A atriz conta que nunca fez intervenções estéticas mais invasivas, mas que já testou procedimentos como laser, e quer refazer o botox. "Acho válido, e é um direito de todos que querem fazer." A própria rotina de cuidados pode nos indicar que áreas do rosto nos desagradam mais e precisam de outros tipos de ação. Leia mais

  • Escolha produtos que "deem match" com sua vida

    Carolina conta que tem procurado usar marcas de cosmético "verdes", que se preocupem com a sustentabilidade ambiental. Ela também sugere escolher produtos que tenham tecnologia para cuidar da pele para a sua idade, apesar de pontuar que "há a idade cronológica e a idade da pele, individual". Na rotina que mostra no vídeo, usa produtos de marcas como o balm de limpeza da Bobbi Brown e um sérum antioxidante da Isdin. Leia mais

Beleza