Pincel de maquiagem: descubra para que serve cada um e quais os essenciais
Escolher e usar o pincel de maquiagem correto para cada região do rosto (e produto) é um desafio para muitas mulheres. Para ajudar quem ainda não domina essa arte ou quer aumentar o nécessaire, falamos com o top maquiador Marcos Costa, que montou um guia completo mostrando a finalidade dos 15 principais pincéis encontrados no mercado e em quais você deve apostar.
"Ninguém precisa de um montão de pincéis. Dê preferência àqueles que servem para mais de uma função. E sempre de cerdas macias e artificiais. Nada de pelo de animal", orienta Costa.
Para garantir a durabilidade dos pincéis, lave-os com frequência. "Meu truque é usar água morna e xampu antirresíduos, evitando a parte de madeira, uma vez por semana", explica o profissional.
(Fotos: Edu Delfim Criação e beleza: Marcos Costa Modelo: Natalia Beber Pós-produção: Eddie Mendes Manicure: Maison Depil Pincéis: Natura Una)
-
Pincel duo fibra
Vale investir, pois serve para aplicar base, pó compacto e blush. Base: faça movimentos suaves e ascendentes, fica mais natural e é fácil de espalhar. Pó: coloque o produto como se estivesse "varrendo" o rosto. Blush: pressione suavemente contra as maçãs, dando uma risadinha antes para marcar o ponto correto de aplicação.
-
Pincel chanfrado para base
Bom para aplicar base em creme, mousse ou líquida, em movimentos circulares. O acabamento fica uniforme e natural.
-
Pincel de base e corretivo
O formato lembra um dedo grande. É ótimo para corretivos e bases em mousse e para produtos líquidos. Ele se encaixa bem nos cantos internos dos olhos e laterais do nariz e rosto. Espalhe o produto em movimentos contínuos, esfregando a pele suavemente.
-
Pincel para pó facial
O fofinho da turma! Para usar pó solto ou compacto, deixa a pele mais natural e uniforme do que a esponja. Aplique como se estivesse "varrendo" o rosto, de preferência depois da base, corretivo ou do ritual de limpeza e hidratação.
-
Pincel chanfrado para olhos
Invista em um pincel duplo, ótimo para carregar na bolsa. O chanfrado mais grosso é perfeito para aplicar e esfumar sombras, pois se encaixa perfeitamente nas pálpebras superiores. É um dos essenciais.
-
Pincel chanfrado fino
O chanfrado fino (outro lado do pincel anterior) é perfeito para usar sombras em pó nos contornos e fazer traços finos nas pálpebras superiores, com produtos em pó ou cremosos.
-
Pincel de cerdas retas
Outro pincel duplo. De um lado, tem cerdas retas e mais grossas e, do outro, vem com uma esponjinha. As cerdas ajudam aplicar e espalhar sombras e iluminadores.
-
Pincel esponja
A esponjinha é ótima para aplicação de sombras mais claras e iluminadoras no arco superior ou em toda pálpebra. Deposite o produto e espalhe-o suavemente.
-
Pincel de acabamento
Ideal para fazer pontos de luz nos cantos internos dos olhos. É pequeno e muito útil.
-
Pincel língua de gato
É ótimo para aplicar base e dar acabamento nas pálpebras inferiores depois de maquiar os olhos. Serve para limpar qualquer sujeirinha de sombra da pele sem estragar a base.
-
Pincel pontudo
É ideal para aplicar sombras em creme, mousse e fazer traços finos. Também serve para aplicar batom nos lábios.
-
Pincel de blush
Chanfrado para blush é adequado para todos os formatos de maçãs de rosto. Basta dar uma risadinha, a parte alta é onde se deve aplicar o produto. Evita o exagero e o efeito chinelada (blush concentrado em excesso).
-
Pincel de contorno
Serve para valorizar áreas de sombras e luz do rosto. Pode ser usado para aplicar qualquer produto cremoso ou em pó.
-
Pincel de delineador
Bem fininho, é ideal para fazer o delineado nos olhos. Também pode ser usado para contornar a boca.
-
Pincel finalizador
O pincel em forma de leque não é decorativo. Serve para finalizar a maquiagem e para aplicar o pó.