PUBLICIDADE

Topo

Horóscopo mensal - Novembro


Horóscopo mensal - Novembro

Conteúdo exclusivo para assinantes

Virgem (23/08 a 22/09)

Por

Dezembro encontra você mergulhado nos interesses pessoais. Com mais consciência de que é bom e necessário ter um lar agradável, em que você possa ter alegria e entusiasmo para novas jornadas na vida lá fora. Mais energia voltada para o lado caseiro e familiar também implica em ter mais espaço, dentro de casa, para realizar seus sonhos. Pequenas reformas, melhoramentos no imóvel, um toque de cor vibrante e pessoas queridas próximas serão ingredientes fundamentais para você se sentir amparado e com os pés bem plantados no chão. 

Há também quem deseje viajar e soltar as amarras de si mesmo, liberando-se de compromissos chatos, rotinas estreitas, cobranças que não tenham direta relação com seus sonhos. Por falar em sonhos, eles estarão dando muitas orientações a você neste mês e é importante seguir suas dicas. Note por exemplo os que acontecerem próximos da Lua nova em Sagitário - em 5 de dezembro – e aproveite este dia também para plantar as sementes de um estilo de vida mais verdadeiro, mais honesto com seus próprios desejos, necessidades e valores. Isso terá um efeito imediato em seu humor.

 

Em dezembro, seu regente Mercúrio retrógrado em Capricórnio entre os dias 10 e 29, bastante tempo para rever sua abordagem a certos desafios práticos da vida cotidiana. Embora Mercúrio comande a comunicação, e retrógrado anuncie uma etapa de revisões e aperfeiçoamentos no diálogo com as pessoas, ele também incide fortemente no seu autoconceito. Muitas indagações, dúvidas e inseguranças podem assomar, fazendo você se questionar se está mesmo no rumo certo e se fez bem em aceitar certos desafios. O tempo dirá em janeiro e em fevereiro, antes disso não se perca em elucubrações em busca de uma perfeição inexistente.

Se você tem uma prova importante em que setor for, um exame de vestibular, por exemplo, um dia bastante delicado é 14 de dezembro, quando Mercúrio conjunto a Marte e Plutão em Capricórnio acirra sua competitividade ao mesmo tempo em que você pode se sentir pressionado além de seus limites. Preocupação por antecipação e brigas podem ser a consequência lógica deste momento difícil. Se puder, adie assuntos importantes para outro dia.

Marte transita Sagitário até o início da segunda semana, levando a competição para um nível privado e íntimo. Você pode se sentir invadido e ameaçado neste período.

Depois, um aspecto tenso do Sol no enérgico Sagitário, em quadratura a Júpiter em 16 de dezembro reforça o lado exagerado e sem limites dessa dupla planetária, incidindo diretamente no seu cotidiano. Busque a moderação, evite prometer algo que não será capaz de cumprir e saiba contornar com suavidade embates com as pessoas em geral.

Na terceira semana, na Lua cheia em Gêmeos, em 21 de dezembro, ocorre momento de polarização em dose dupla, pois haverá um eclipse lunar neste signo, antes que o Sol entre em Capricórnio inaugurando o verão brasileiro. Cerca de uns quatro dias antes do dia do eclipse você já poderá sentir os abalos das dúvidas interiores se avolumando. É preciso, então, colocar sob exame decisões anteriores. Se você deu atenção demais à família, a profissão pode cobrar. Se ocorreu o contrário, será uma demanda profissional a convocar suas energias e atenções.

Mais importante que tudo é o significado simbólico deste eclipse lunar ser bem apreendido: chance para descartar condições passadas que estavam atrapalhando seu desenvolvimento, suas metas e suas ambições. Também haverá eventos que colocarão em xeque a utilidade ou o sentido de algumas ambições pessoais. Será preciso rever, ajustar e até abandonar algumas delas em nome de algo melhor no futuro.

Dezembro pode ser um mês de muito movimento interior e você terá chegado a importantes conclusões quando vier a virada para 2011. Não tenha medo de duvidar de suas certezas, pois o momento é de revisão e aperfeiçoamento.

 

Saúde

Nas três semanas em que o Sol estiver em Sagitário sua vitalidade pode se ressentir. Além de problemas digestivos, seria bom evitar a tendência a reter líquidos, apelando para massagens, uma dieta frugal e bem equilibrada etc. Exercícios que melhorem, acalmem e alinhem a coluna são indicados também.

Como na maior parte de dezembro Mercúrio, o planeta dos médicos, exames, diagnósticos e tratamentos, está retrógrado, vale a pena adiar esses compromissos para janeiro. Se for impossível, checar todos os detalhes duas vezes é medida cautelar necessária.

No dia do eclipse lunar, Mercúrio envia vibrações tensas para você, envolvendo o esportivo Júpiter numa configuração que inclina a acidentes e distrações no trânsito. Bicicletas, patins e esquis se tornam potencialmente perigosos.

Depois que o Sol ingressar em Capricórnio, em 21 de dezembro, sua vitalidade pouco a pouco se torna mais resistente. Os virginianos que nasceram entre 24 a 31 de agosto sentirão o fluxo de energia revigorante com mais força.

 

Amor

Variabilidade emocional maior em dezembro incide na vida amorosa em dezembro. O seu maior desafio será honrar sua necessidade de aconchego e conforto doméstico com as demandas sociais e amorosas. O cenário se complica por que Júpiter e Urano estão enviando vibrações arrevesadas na sua cena privada. Você também não quer mais o conhecido, o familiar, mas se arriscar em novas relações, que tenham um gostinho maior de aventura, liberdade e inovação. A eletricidade do romance é um fator que atrai você para pessoas novas, diferentes daquelas com que costuma se relacionar.

É claro que quem está comprometido precisa fazer um esforço maior de criatividade. Invente momentos únicos, solte a imaginação, deixe seu amor buscar seus próprios caminhos sem interferir com críticas e julgamentos e pense duas vezes antes de cobrar presença dele em casa. Isso seria como jogar gasolina na fogueira.

Quem estiver sozinho ou em relacionamentos sem muitos compromissos, não sentirá tanto essa carga pesada de Júpiter e Urano, em tensão ao Sol, especialmente na segunda quinzena. Ainda assim, deveriam evitar que suas paqueras invadam sua vida doméstica, pois sua privacidade é sagrada em dezembro. Você se sentiria mal ao ver que seu recanto secreto de bem-estar pode ser desvendado por qualquer um.

Um outro cenário: você vive com amigos ou com parentes e está engatando um romance com alguém que não se dá bem com essas pessoas com quem habita. A tensão pode chegar a níveis maiores na terceira semana, obrigando-o a tomar uma posição, mesmo que você não queira fazer isso. Para evitar toda essa chateação, vale a dica: separe a convivência de seu amor com sua família, pelo menos de 15 a 23 de dezembro. Fuja de festinhas familiares e da pressão de uns e outros.

Um assunto pode eletrizar a vida de alguns virginianos nascidos no fim do mês de agosto: a volta de um amor antigo. Na Lua crescente em Peixes, em 13 de dezembro, surge a novidade, a surpresa ou a descoberta. Se não for neste dia, será nos próximos. Esteja preparado para um encontro que pode mexer muito com você e com suas certezas afetivas. Quem nasceu em setembro pode sentir de forma mais branda essa tendência. Repare como é você que pode voltar atrás num assunto amoroso que estava esquecido.

Além de uma vida familiar movimentada e quase explosiva em alguns momentos, os filhos podem se tornar tema de debate, preocupação ou discussão. Se você está insatisfeito com métodos de educação que não se provaram eficientes, é hora de mudar, e a retrogradação de Mercúrio é perfeita para você examinar com honestidade e responsabilidade se o seu estilo de educação é o melhor e fazer as mudanças necessárias já, sem esperar mais.

E os virginianos que não têm filhos encontrarão em dezembro o mês ideal para repensar sua postura em relação a esse tema e finalmente tomar uma decisão no fim do mês.

E será bem no fim do mês que o destino causará impacto na sua vida afetiva, quando o Sol transitar os nodos lunares, fazendo conjunção a Plutão de 24 a 26 de dezembro. Fertilidade, filhos, amores e decisões relacionadas encontram o momento culminante. Coisas maravilhosas podem acontecer então, e em todas elas você sentirá a mão do destino agindo silenciosamente.

No final do ano, o contato profundamente romântico e emotivo entre Lua e Vênus ressalta sua sensualidade e a alegria será unir sua alma a de seu amor, tudo com muito estilo, sofisticação e, principalmente, discrição, para uma entrada em 2011 muito especial.

 

Finanças

Este é aquele mês do ano em que você tem de levar trabalho para casa, mas felizmente a demanda maior se concentra nos primeiros dez dias do mês. Como você está num período de profundas e importantes avaliações e revisões de seu trajeto profissional, isso acarretará comportamentos um tanto obscuros aos olhos de seus sócios, colegas ou clientes. Se você trabalha por conta própria, o conflito surgirá com um cliente ou um sócio, demandando uma guinada de métodos ainda em dezembro. Se você, pelo contrário, trabalha em uma grande empresa, terá muitos incêndios para apagar e poderá contar com a incúria de colegas, subalternos esquecidos e outros invejosos, que não estão nem aí para seus fluxogramas e prazos e muito menos parecem evitar debates mais honestos e abertos sobre os problemas. Você só irá resolver pendências com essas pessoas – aquelas com as quais estabelece relação de autoridade, estando sob seu controle – em janeiro e fevereiro. O clima não irá desanuviar em dezembro. Se você insistir, pode se preparar para brigas e rompimentos chatos.

Suponha que você não tem empregados numa empresa sua, nem que seja chefe de seção, mas tem pessoas que trabalham para você em sua casa. Também com elas há problemas à vista. Quanto mais falar, conversar e pedir explicações, pior será. Isso entre 10 e 29 de dezembro. Antes, o caminho estará livre para você.

No fim das contas, com tudo e por tudo isso é que você irá chegar à brilhante conclusão que é necessário modificar algo em sua rotina que inclua aspectos domésticos também. A melhor fase para isso começa no fim de dezembro, com ideias boas, informações, ajuda de um parente, facilidades tecnológicas, locomoção mais ágil. Confie e não arranque os cabelos, porque o mundo não caminha no ritmo certo e rigoroso em que você adoraria viver.

Há o eclipse lunar de 21 de dezembro, que age como a cereja do bolo, o pingo d’água que faltava para você entender algo. Pois é, a Lua cheia em Gêmeos em 21 de dezembro atua como um agente químico reagente em todas as situações mal paradas em sua vida amorosa e doméstica, familiar inclusive. Anote tudo, preste atenção e mantenha a cabeça aberta, livre de prejulgamentos e preconceitos.

Quem trabalha até o fim do mês pode sentir o clima polarizado e mudanças dramáticas nos dias próximos ao eclipse lunar. Um chefe pode ser despedido, você pode ser desafiado, e nesse momento o que valem são as informações confiáveis. Então, você precisa checar documentos, papéis, contratos e guardar copia de tudo que for importante para comprovar suas diretivas.

Dezembro é mês de natal, festas de final de ano e viagens. Infelizmente, o cenário astral não estará favorecendo suas finanças como em outros anos. Um cenário de bagunça e falta de discriminação enseja roubos, enganos e más compras. Para não ser vítima da má intenção alheia, concentre suas compras de Natal, viagens e passagens aéreas, por exemplo, ou pedido de vistos e passaportes até 9 de dezembro. Deixe para depois a compra de presentinhos e lembrancinhas sem muito impacto em seu orçamento e nunca, mas nunca mesmo, compre algo para casa na segunda e na terceira semanas.

Se a ideia for cortar gastos e fechar a torneirinha, vá no embalo da Lua minguante em Libra, que ocorre em 28 de dezembro. A maioria dos transtornos financeiros começa a se dissipar nesta data, abrindo o caminho para uma apreciação realista e equilibrada de sua capacidade e realidade financeira.


Horóscopo