PUBLICIDADE

Topo

Horóscopo mensal - Setembro


Horóscopo mensal - Setembro

Exclusivo para assinantes UOL

Sagitário (22/11 a 21/12)

Por

Por Barbara Abramo

Previsão de outubro: como é bom ter planos e esperanças na vida, não é, sagitariano? Quando faltam objetivos, até o sabor do presente fica insosso. Mas agora, recebendo a carga poderosa do Sol em Libra, todo sagitariano está mais esperançoso e otimista do que nunca! 

Sua esperança ficará poderosa depois que o planeta da paz e do amor, Vênus, adentrar seu signo, em 7 de outubro. Daí em diante, é como ter uma proteção especial que o livra de situações ruins, além de aumentar sua aura alegre e bem disposta.

Projetos com seus amigos, atividades junto a entidades, associações, e iniciativas coletivas podem decolar lindamente neste mês --especialmente se iniciados entre 4 e 20 de outubro. Nesse intervalo, a força realizadora da Lua nova em Libra está com toda a potência, e ainda não chegou a época de Mercúrio retrogradar. Então, aproveite. E, se o objetivo que reúne as pessoas for um mundo mais bonito e justo, assuntos que estão sob o comando do signo da justiça, da paz e do equilíbrio, Libra, melhor ainda.

Mas nem só de amizades bacanas a vida é feita, não é mesmo? E para provar um pouco da importância de um isolamento enriquecedor, eis que chega a sua chance de ouro, a partir de 23 de outubro. Justamente aí, é quando o Sol entra no apaixonado signo de Escorpião, iniciando aquele período do ano em que o melhor a fazer é se recolher um pouco para fechar um ciclo de vida.

Sua ambição tende a aumentar a partir da segunda quinzena. Novas metas e um desafio maior do mundo externo talvez o acordem para assuntos e interesses que estavam em segundo plano. A urgência em provar seu valor será justamente maior por causa disso, o empurrando para além da zona de conforto. Aproveite o embalo e aja de forma prática e disciplinada em prol de seus sonhos.

Saturno, o mestre do tempo, está há meses transitando Escorpião, uma condição astrológica que colore esses anos com as tintas da revisão íntima. É uma preparação e, ao mesmo tempo, a finalização de todo um ciclo de vida. Se você tem mais de 30 anos, é a preparação para uma etapa em que precisará dizer adeus a antigas estruturas que o sustentavam emocionalmente, para que novas possam ser criadas. Há muitas maneiras e situações em que poderá sentir isso.

Com o Sol transitando por Escorpião, entre fins de outubro e meados de novembro, terá a chance de entender melhor o processo de filtragem. Portanto, prepare-se: diminua a carga de compromissos externos nesse período para se dedicar plenamente a uma visitação do passado. Encarar mágoas e rancores pode ser um excelente começo!

Um projeto de viagem internacional ou estudo acadêmico pode ser adiado ou mesmo abandonado no fim de outubro. Vai depender mais de uma decisão externa do que de sua vontade. Paciência.

Saúde

Quer mudar o visual totalmente? Agende essa repaginada para os dias 16 e 17, e poderá se reinventar com muita graça e originalidade. Em geral firme e boa, sua saúde pode se tornar mais frágil a partir do fim do mês. Respeite seus limites e não teime em exceder sua real condição física.

Os sagitarianos, às vezes, se comportam como se não tivessem corpo. Mas seja de um jeito suave ou mais difícil, Saturno --e depois o Sol em Escorpião-- deslocará sua consciência para a realidade física, aumentando sua percepção corporal e emocional. 

Amor

Sua arma secreta no amor virá de Vênus, que transita por seu signo a partir de 7 de outubro. O poder de sedução aumenta bastante e sua graça será contagiante, assim como seu espírito aventureiro e aberto a novidades. Só não vale enganar alguém nos dias 9 e 10.

Para um romance especial, aposte tudo na terceira semana. Antes disso, pode confundir muita gente e sair chateado.

Como já foi mencionado, as amizades têm papel preponderante em outubro. Contar com elas e também com conhecidos para curtir os programas mais variados e interessantes é um luxo necessário na primeira quinzena. Nada melhor do que reforçar essas amizades, dando a elas a devida atenção até a terceira semana de outubro. Depois de 23 de outubro, a necessidade de mais solidão virá naturalmente.

Há um momento em que a paixão está em destaque: no período de vigência do eclipse lunar em Áries, que ocorre justamente no seu setor astral de romance. Ele acontecerá no dia 18, mas você pode contar uns três dias antes e depois em que a energia transformadora dele estará à solta por aí, bem na sua área romântica. Pode ser uma paixão irresistível que nasça de repente ou o encontro com sua impossibilidade de conquistar alguém que deseja muito. Não dá para saber se você ganhará ou perderá a parada, mas é bem claro que será um momento importante para o amor!

Embora você esteja ligado no amor, quem se colocar no caminho entre suas metas e aspirações levará um enérgico “chega pra lá”, a partir da segunda quinzena. Você precisará de mais espaço e liberdade pessoal. De modo que todo mundo terá de se habituar com essa condição, que só começará a diminuir a partir de dezembro.

Em família, a primeira semana requer conversas que suavizarão problemas e mágoas, mas que devem ser feitas e mantidas em segredo, longe de olhares críticos. Abra um canal de diálogo informal ou não oficial com um parente chateado e, por aí, conseguirá se aproximar e resolver uma pendência. As coisas melhoram na segunda e terceira semanas e, finalmente, tudo poderá ser colocado honestamente no fim do mês.

Amor: 3, 10, 19 e 27.

Finanças

Se você foi sondado por um grupo ou recebeu um convite de trabalho ou empreendimento de um amigo, fique de olho nos dias próximos a Lua crescente em Capricórnio, em 11 de outubro, pois terá de tomar uma decisão concreta a respeito. Sol e seu regente, Júpiter, armam um aspecto tenso indicando que deve ter muito cuidado com promessas feitas a esse amigo, ou a esse grupo, mantendo-se também alerta para lisonjas ou fantasias que possam confundir seu julgamento.

Quem quiser começar um negócio novo deveria esperar o mês que vem; outubro pede mais equilíbrio e cuidado com o dinheiro e, além disso, há o eclipse do dia 18, que desaconselha participar de licitações, concursos ou concorrências de todo tipo. Depois, Mercúrio retrograda, dando tempo para repensar e reexaminar prioridades financeiras.

Muita sorte para você na terceira semana: alguns astros estarão realmente conspirando por sua vitória, tanto nas finanças quanto no trabalho. Uma grande vitória poderá coroar seus esforços neste período do mês e tem algo a ver com negócios novos ou investimentos.

Você terá uma chance ímpar de mostrar seu valor para o chefe na segunda quinzena. Novos desafios chegarão ou um rival se tornará ameaçador. O jeito será mostrar com realismo a diferença entre você e ele. Nada de teorias abrangentes; adote postura diligente, sendo hábil na condução de problemas. É assim que se fará notar e ser respeitado pelo chefe.

A partir do fim de outubro e até o final da primeira semana de novembro, esteja a postos para fazer frente a um gasto financeiro. Pode ser um parente necessitado ou uma dívida pendente da qual havia se esquecido. As multas do carro, por exemplo, uma dívida antiga com o IR são algumas possibilidades. Pensando nesta possibilidade, guarde um pouco antes, para não perder o sono depois.

Dinheiro: 11, 12, 13, 26 e 28.


Horóscopo