PUBLICIDADE

Topo

Horóscopo mensal - Dezembro


Horóscopo mensal - Dezembro

Exclusivo para assinantes UOL

Peixes (20/02 a 20/03)

Por Barbara Abramo

Vida íntima versus vida profissional, dedicação a seus sonhos e família versus ambições sociais. O tema ganha destaque já na primeira semana, abrindo um mês de decisões, mas que virão depois de muita reflexão – e dezembro começa animado e encontra você com mil ideias e divisões dentro de si. A Lua cheia em Gêmeos (em 3 de dezembro) é um dos fatores que ilustra bem essa alternância. Mente versus emoção, cotidiano versus projetos de longo prazo e etc, abrem o mês com muitas perguntas!

Ao mesmo tempo, você conta com uma expansão da sua intuição e como se um anjo da guarda viesse ajudar nos momentos críticos, Júpiter trígono Netuno (entre 1 e 5 de dezembro), colore com inspiração e certeza íntima o caminho a seguir. Pergunte e ficará sabendo a resposta, eis uma bela definição dessa fase.

E você conta com mais ajuda: o astro da luta pela vida, Marte, no signo irmão de Escorpião (entre 9 de dezembro e 27 de janeiro de 2018) e Mercúrio trígono Urano (entre 9 e 10 de dezembro) trazem a coragem que faltava pra você correr atrás de um sonho, que pode ter a ver com viagens, estudos, relações com estrangeiros e etc. A paixão e o foco de Marte se unem à perícia mental de Mercúrio e à vibração uraniana de mudança e renovação. É você, impulsionado por uma forte vontade, correndo atrás do que tem sentido em sua vida agora.

Na segunda quinzena, Saturno ingressa em Capricórnio para uma estadia de dois longos anos, ótimos pra você projetar planos de futuro numa base bem realista. A fase das ilusões terminou de uma vez, e agora você conta com a realidade. E sobre ela, construirá sua vida futura. Intensificando a onda astral, o Sol ingressa em Capricórnio (abrindo o verão em 21 de dezembro), o que favorece ainda mais a clareza sobre o que e como fazer seus planos.
 

Saúde

Excesso de atividades, dispersão e cansaço por causa de inúmeras demandas estão na linha de sua configuração astral. Cuidado pra não abalar suas reservas aceitando mais incumbências no início do mês.

Na mesma época, o Sol tensiona Netuno, sinal de que não deve exagerar na dose de álcool nem comer qualquer coisa na rua – entre os dias 2 e 4, sob pena de ter um fim de semana chato.

Mais adiante, com Sol e Urano em ótimo aspecto, entre 15 e 17 de dezembro, uma boa ideia será investir em relaxamento, meditação, autoconhecimento. Os resultados serão incríveis! Com o desenrolar dos dias, suas forças e resistências aumentam consideravelmente, mas é bom não descuidar de seus limites na terceira semana. 

Amor

Amizades, amores, esperanças compartilhadas, tudo isso se relaciona de um modo bastante intenso desde o início do mês. Com a Lua minguante em Virgem (em 10 de dezembro), por exemplo, há chance de terminar um relacionamento que não vai bem. Ou, de conversar com seu cônjuge, com a firme intenção de aparar arestas, de encontrar um modo mais equilibrado de convivência em comum.

Dezembro também pode ser um divisor de águas – planos, esperanças, projetos com amigos e com seu amor estão todos envolvidos nesse momento. O relógio astral bateu as horas e deu os limites de todas essas relações. Com Saturno em Capricórnio (a partir de 20 de dezembro), você terá mais critério, rigor e exercerá um julgamento mais justo com os amigos e também sobre seu casamento – ou relação estável, qualquer que seja o nome que você dá a ela!

O que irá sustentar seu relacionamento amoroso é a disposição realista de ambos. E os projetos em comum, que podem ser realizados de verdade, sem ilusões. Quem informa isso é a trinca de astros em Capricórnio, constituída por Saturno, Sol e Vênus.  Muita gente poderá se espantar com seu comportamento mais distante e observador – e as exigências, que até então não haviam, ou eram pouco claras, irão delimitar a relação com todos.

De modo geral, apesar de todo o tititi social prometido na primeira quinzena, seu coração estará esperando provas de afeto e somente depois disso estará disposto a se comprometer. O que, atesta Saturno, pode ser a saudável diferença entre se perder em ilusões ou construir algo confiável com pessoas igualmente confiáveis.
 

Finanças

Reconhecimento e oportunidades de destaque profissional não faltarão a você, como atesta Vênus em Sagitário, porém será imprescindível que este sucesso todo venha acompanhado de clareza na comunicação e nas promessas. Repare que o astro da expressão e da mente prática, Mercúrio, retrograda também em Sagitário na primeira semana – este planeta somente voltará ao seu movimento direto no dia 22. Portanto, até este dia, tome providências para que a comunicação seja bastante clara, além de contratos e demais acertos escritos e negociações que tenham relação direta com sua profissão.

Um fator complicador nesta época é a tendência de ser levado a fazer algo prejudicial, como saída escapista da realidade. Outro risco é você ser seduzido a fazer algo prejudicial a suas finanças ou profissão, sendo enganado com promessas de outras pessoas. Esses erros de interpretação e má compreensão no campo profissional são realmente um perigo nos primeiros 12 dias de dezembro. Vigie melhor sua imagem e reputação, que podem ficar abaladas por enganos cometidos nesse momento.

Contratos assinados na primeira semana, sob o ritmo de Mercúrio conjunto a Saturno (entre 5 e 6 de dezembro), encerram uma fase e ao mesmo tempo iniciam outra: a de mais objetividade e clareza sobre o que você pode e quer entregar na profissão. Pode vir uma notícia importante sobre seu emprego!

Um desfecho importante na sua vida profissional chega com a Lua nova em Sagitário (em 18 de dezembro), a última que traz também a conjunção de Saturno neste signo. Por longos meses o astro do tempo transitou no signo das visões de mundo mais amplas, do que é justo e correto, mas com mão pesada, exagerando na rigidez. Agora, chega a chance de corrigir rumos e rever a sua atuação. Alguns piscianos – ou com Ascendente neste signo – talvez cheguem a conclusão de que é hora de encerrar um capitulo importante de suas vidas profissionais. Sair de um emprego, começar uma nova carreira, tudo depende da sua clareza e disposição de enfrentar um futuro que depende apenas de você construir – um recado que vai ser bem dado por Saturno nestes próximos dois anos.

Repare que interessante: na mesma época em que há reconhecimento, há também a certeza de que uma fase terminou na carreira. Outras atividades, um outro alento, chegarão com força a partir do fim do ano! Embarque nessa viagem sem medo.


Horóscopo