Topo

Amor-próprio: quais signos pensam mais nos outros do que neles mesmo

PeopleImages/Getty Images/iStockphoto
Imagem: PeopleImages/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa, de São Paulo

18/08/2022 04h00

Colocar-se em primeiro lugar é necessário na maioria dos momentos da vida. Isso porque, embora se preocupar e ajudar o próximo seja essencial, focar as atenções apenas no outro e acabar esquecendo de si mesmo pode trazer muitos prejuízos ao bem-estar e autoestima, por exemplo.

Por isso, fortalecer o amor-próprio é sempre importante. A pessoa passa a ter considerações sobre a sua felicidade e aquilo que lhe faz bem - afinal, se ela não fizer isso, quem mais o fará, não é mesmo? Mas a verdade é que esse equilíbrio nem sempre é fácil.

Enquanto algumas pessoas só pensam nas outras, tem gente que não consegue olhar para nada além do seu umbigo. Segundo a astróloga Cristiane Toledo, d'Alquimia do Ser, esse traço de personalidade está bastante presente no zodíaco e cada signo solar age de um jeito. Descubra como cada um se comporta a seguir.

Signos e amor-próprio

Áries

Nativo do elemento Fogo, o ariano se ama, antes de qualquer coisa. Por essa razão, faz questão de sempre ser o primeiro em tudo. Leal a quem ele é, fortalece não só seu amor-próprio, como também a autoconfiança, afastando as opiniões alheias e focando apenas naquilo que importa.

Touro

O taurino mira bastante em sua segurança emocional, por isso, sabe bem se apreciar e dar valor à sensualidade e à beleza - frutos da regência de Vênus. Se a autoestima cair, Touro vai apostar em uma das coisas que mais gosta para elevá-la: comer! Ao se sentir melhor, o sentimento de amor-próprio é resgatado.

Gêmeos

Assim como muitos sentimentos do geminiano, a autoestima varia conforme o dia (ou horas, ou minutos…). Afinal, esse nativo é flexível para tudo. Só que, na maioria das vezes, seu ego costuma ser bem forte, sobretudo quando todos riem de suas piadas. Com isso, é bem-visto perante seu grupo e se sente fortalecido.

Câncer

A Lua tem suas fases e o canceriano, regido por ela, também. Assim, oscila entre picos de amor-próprio e momentos de instabilidade e desvalorização. Isso acontece quando sente que não recebeu aquela troca que merecia após ter se sacrificado tanto. Aí passa a duvidar dos sentimentos e precisa enfrentar a autoestima em baixa.

Leão

É difícil existir alguém mais focado no amor-próprio do que o leonino. Vaidoso e muito charmoso, ele adora ter um palco para exibir seu ego e ganhar aplausos. Até porque esse nativo conhece bem seu magnetismo pessoal e está sempre pronto para estrear um novo espetáculo, exalando autoconfiança.

Virgem

O amor-próprio é um processo na vida do virginiano. Quando descoberto, a jornada desse nativo dá uma guinada daquelas. Porém, é preciso muito trabalho para encontrar a autoestima, que costuma estar bem escondida no mundo do perfeccionismo e detalhismo, em que ele se cobra em excesso.

Libra

Apesar de aparentar uma autoestima sempre inabalável e chegar nos lugares exalando beleza e equilíbrio, o libriano depende muito da opinião dos outros e isso pode atrapalhar no quesito amor-prórpio e autoconfiança. Ao se apoiar nos comentários alheios para se equilibrar, ele pode ter sua autopercepção abalada.

Escorpião

Até mesmo o amor-próprio consegue causar dúvidas no desconfiado escorpiano, que acaba se questionando sobre o assunto com a intensidade típica do signo. Contudo, ele também esbanja sexualidade e magnetismo pessoal, dois atributos eficientes para encobrir suas pequenas questões de autoestima.

Sagitário

O sagitariano é uma alma livre. Por isso, vive em grande estilo, sempre em busca de liberdade e independência, seguindo seu estilo próprio. Tudo isso resulta em alguém que sabe se amar, se valorizar e, principalmente, deixar um pouco dessa alegria por onde passa para contagiar os outros.

Capricórnio

Autovalorização é o forte do capricorniano. Disposto a sempre aprimorar e melhorar, ele consegue atingir seus objetivos e conquistar seus sonhos com foco e disciplina. Apostando na praticidade, o nativo mantém o amor-próprio nas alturas e o usa estrategicamente em suas metas, exalando confiança.

Aquário

O aquariano é conhecido sobretudo pelo seu lado humanitário e solidário, pensando sempre nos outros e atuando em causas sociais. Mas, na verdade, ele precisa estar bem consigo mesmo. A boa notícia é que sabe e investe nisso. Além de se valorizar, reserva um tempo para si, principalmente para ler, alimentando sua autoestima e amor-próprio de um jeito original e inteligente.

Peixes

Seguindo o fluxo das águas, o pisciano se doa sem limites, especialmente para as pessoas mais próximas. Com isso, muitas vezes, acaba se esquecendo de si mesmo e deixando de lado o autocuidado, os elogios e, consequentemente, o amor-próprio. Para mudar o jogo, é preciso amadurecer e se cercar de pessoas certas, aquelas que o admiram.