PUBLICIDADE

Topo

Horóscopo mensal - Agosto


Horóscopo mensal - Agosto

Exclusivo para assinantes UOL

Libra (23/09 a 22/10)

Por

Por Barbara Abramo

Previsão de setembro: esse será o mês ideal para se recolher e terminar as pendências geradas durante todos os meses anteriores. No embalo da Lua minguante e durante a passagem do Sol por Virgem, signo de grande habilidade para discriminar o que é bom do que não é, você conta com toda esse talento ao seu dispor para reconfigurar alguns campos de sua vida que não estão caminhando como gostaria. Sem dúvidas, esse é um dos melhores momentos do ano para investir em autoconhecimento e analisar suas vontades e desejos, até mesmo aquelas mais secretas e um tanto conflitantes. Enfim, você pode se deparar com muitos aspectos valiosos e que, depois, serão úteis para você planejar seu próximo ano, que inicia quando fizer aniversário.

Setembro é também um bom mês para você pensar no que conquistou e no futuro que está construindo para si e se ele é mesmo o que sonhou. Saturno, que transitou em seu signo por longos meses, finalmente se despede de Libra. Se ele traz cortes e a consciência mais aguda de que o tempo urge e é preciso tomar seu caminho, também ensinou que a experiência é um bem valioso. Agora, você pode colocá-la à prova. Com mais desenvoltura e segurança no que escolher, encontrará um jeito harmonioso de viver.

Até a Lua nova em Virgem, que acontece no dia 15, o ritmo será de encerramento. Em todos os setores de sua vida, uma época está terminando. Aproveite para entender até onde a inconstância e o nervosismo podem ter abalado seus planos.

Na segunda quinzena, após a Lua nova, você estará mergulhado no momento mais profundo para curtir a intimidade consigo mesmo, diminuindo o ritmo das agitações sociais. Vale até dar uma boa escapada para um cantinho tranquilo, onde possa receber as energias da natureza. Desta vez, o poder dela será surpreendente!

O Sol entra finalmente em seu signo na terceira semana e a alegria e a espontaneidade aumentam, assim como sua presença, que passa a ser mais notada e admirada. Provavelmente, tudo que você refletiu e não expressou virá para fora.

Talvez, algumas pressões que você vem aguentando há tempos se tornem insuportáveis no fim de setembro, originando atos e decisões que em outro momento de sua vida seriam impensáveis para você. A luta entre vontades contraditórias alcança um nível altíssimo por ocasião da Lua cheia, no dia 30. Como você estará muito mais em paz consigo mesmo, irá decidir seus rumos e tomar suas decisões conforme as urgências forem acontecendo, mas sempre segundo o respeito por si mesmo, preservando sua integridade e individualidade.

Saúde

Em geral, a sua saúde tende a se fragilizar nesta época do ano. Respeite seus limites, cuide dos ossos e da coluna e fuja dos ambientes muito secos e frios. Se você nasceu no primeiro decanato, no fim de setembro o clima polarizado, que já é de se esperar com a Lua cheia, estará maior. Cuidar direitinho da saúde e evitar situações de risco, em que possa se acidentar, é dar prova de sabedoria. Contrabalance com exercícios de meditação, caminhadas tranquilas e atividades que envolvam arte, flores e moda. Você vai se divertir e canalizar a onda criativa.

Amor

Em setembro, ciúmes e sentimento de posse rondam os seus relacionamentos sociais, amorosos e familiares. E tanto faz se for uma simples paquera ou um casamento, a melhor atitude será fluir e ser leve. Conflitos e joguinhos de manipulação só pesam e tiram aquele clima espontâneo e gostoso.

Para neutralizar essa tendência, você tem alguns recursos: respeite os horários e compromissos de trabalho e familiares de seu parceiro. Na primeira semana, será uma medida essencial, visto que há demandas maiores sobre ele nesta época. Aprenda a compartilhar a presença de seus amigos com outras pessoas na segunda semana, sem exigir exclusividade.

Mesmo com todo esse cuidado, Vênus e Marte se desentendem no fim do mês e, lá pelo dia 24, formam uma quadratura, sinalizando uma guerra de interesses e disposições. Quem está mais forte e seguro nesse jogo é o seu parceiro.

A vida em família reserva alguma tristeza ou adiamento de planos nos primeiros seis dias do mês. E, do dia 20 a 30 de setembro, novas mudanças e surpresas irão colocar à prova o seu senso de equilíbrio. Prepare-se para isso, sendo gentil com parentes mais vividos, que podem ser a origem das preocupações e, da mesma forma, com primos e irmãos. Seu parceiro estará envolvidíssimo com os próprios assuntos.

Até mesmo aquele pacato libriano comprometido terá de se acomodar em uma nova ordem. Talvez, por causa de decisões de última hora tomadas por seu cônjuge. Combata o estresse e o nervosismo destes dias delicados, soltando sua criatividade no amor de forma suave e profunda.

Finanças

Marte garante uma garra tremenda para você ganhar o pão de cada dia, expandindo seu terreno e seu raio de ação por meio de sua própria capacidade estratégica. Mas há muitas frentes e vai ser difícil dar conta de tudo. Por isso mesmo, aproveite o cenário astral de 3 a 11 para escolher e focar melhor no que realmente vale a pena. Mesmo que isso signifique abrir mão de um trabalho divertido com amigos ou com um clube ou associação. Pese direitinho o que aspira. A partir do dia 15, você tem condições de tomar caminhos novos.

Tenha cuidado com os gastos feitos de última hora, na pressão e na impulsividade. Marte e Vênus, em tensão a partir da terceira semana, avisam: seja parcimonioso com seu cartão de crédito na hora de comprar presentes para os amigos ou recebê-los em casa.

As relações com um chefe ou superior tendem a se deteriorar na primeira e na última semana do mês. Dividido entre duas forças, puxado por responsabilidades divergentes, você vai acabar optando, provavelmente, por o que promete mais novidade e excitação.

Cuidado com investimentos na primeira metade do mês --especialmente entre 1 e 3, 7 e 9, e 23 e 26. As oscilações estão muito fortes e o perigo será tomar decisões prejudiciais. Você poderá perder dinheiro, por exemplo.

Segure o cartão de crédito na última semana. Como a tentação promete ser grande, trate de cuidar de si como gente adulta e deixe as compras de vulto para o mês que vem. Você vai escolher melhor, inclusive.


Horóscopo