Topo

Horóscopo

Agosto de 2021: oposições planetárias importantes pedem mais consciência

Céu de agosto - Nathan Anderson/Unsplash
Céu de agosto Imagem: Nathan Anderson/Unsplash

Barbara Abramo

De Universa

01/08/2021 00h00

Quem tinha esperança de que agosto trouxesse mais fluidez e facilidades pode se desencantar na primeira semana do mês, repleta de aspectos astrológicos que indicam confrontos, escolhas e decisões - na sua maioria, causadas por pressão, urgência e necessidade premente. Se até agora havia meio de empurrar com a barriga, evitando embates, o que o cenário indica é uma forte sensação de urgência.

Como o mês começa com um cenário astral de oposições planetárias importantes, é a vez de buscar a conscientização e uma tomada de posição. A força criadora, representada por Sol e Mercúrio em Leão, entra em rota de colisão com Saturno em Aquário no começo de agosto, significando consciência entre o poder pessoal criativo e a imposição das regras sociais, bem como as limitações trazidas pela vida em sociedade.

O interesse do grupo será contraposto ao interesse individual de forma mais aguda e impactante. Para tornar ainda mais surpreendente este cenário, Urano, o astro das novidades e reviravoltas, estará em ação. Esperemos, portanto, o inesperado. As revelações e as viradas de rumo estão por vir. No Brasil, elas destacam as relações exteriores e o papel do Executivo - bastante confrontado entre agosto e setembro por setores empresariais e comerciais.

Vênus e Plutão adicionam imposições de grupos ocultos e poderosos no setor econômico e político. É nesse clima que ocorre a Lua nova em Leão, no dia 8, abrindo um ciclo de realizações e maior empenho, positivo para os artistas brasileiros e também para os setores de indústria e comércio. Nos dias 9 e 10, algo terá sabor de desengano com Vênus e Netuno em oposição. Fraudes e escândalos acontecem, ainda que já sejam rotina por estas bandas tupiniquins. Nenhuma novidade.

Movimento e presentes astrais

A segunda semana traz mudanças com Mercúrio em Virgem a partir do dia 11. O astro promete maior competência e efetividade nas áreas da cura e da medicina, assim como soluções e arranjos positivos para a educação e a comunicação, que estará, em geral, mais objetiva, baseada em argumentos e não em paixões pessoais.

Nesse sentido, o melhor presente do mês vem deste pequeno astro, o comunicador do zodíaco, o planeta da cura e da comunicação, que tanta ênfase tem na astrologia do Brasil. Isso porque entre, 18 e 23, será Mercúrio que trará as boas notícias sobre soluções e inovações positivas em todos os campos que governa; educação, cura, pesquisa, mídia, comunicação e mobilidade urbana. Um ponto alto e brilhante de agosto!

A segunda quinzena traz mais movimento e atividade externa. A fase crescente da Lua ocorre em Escorpião, no dia 15, focalizando o desempenho do Governo Federal e de seus ministérios, que sofrerá ainda mais críticas a partir de então. No dia 16, Vênus, o astro das parcerias e acordos, entra em seu domicílio, Libra. Sinal positivo e que indica maior efetividade em assuntos conectados com o astro, como o STF, por exemplo.

O planeta Urano, retrógrado a partir do dia 19, aumenta a leva de astros em movimento retrógrado, denotando um tempo de parada que tem impacto global e individual.

Decisões a caminho

O oásis astral da terceira semana representa o melhor momento do mês - com diversos aspectos positivos e fluentes levando a decisões, conclusões e o compartilhamento de responsabilidades. Isso vale para instituições políticas e científicas. A Lua cheia do dia 22 inflama as disputas de interesse entre o Governo Federal e os demais poderes estaduais. Ela ocorre horas antes de o Sol entrar no signo da natureza, cura e meio ambiente, Virgem, sob o qual nasceu o Brasil independente.

Na sequência, Mercúrio mais uma vez movimenta, com aspectos tensos, o cenário de comércio, economia, política, educação e mídia. O movimento começa no dia 24 e segue até o final de agosto, quando o astro ingressa em Libra, trazendo uma palavra de paz, reforçada pela minguante lunar no flexível Gêmeos. É possível que figuras populares sejam os artífices desses esforços de equilíbrio, justiça e paz.

Horóscopo