Topo

Horóscopo

Outubro de 2019: crises internas e transformações em destaque

Céu de outubro: vêm surpresas por aí - Greg Rakozy/Unsplash
Céu de outubro: vêm surpresas por aí Imagem: Greg Rakozy/Unsplash

Barbara Abramo

De Universa, em São Paulo

01/10/2019 00h00

Mudanças astrais dinamizam o início de outubro, que começa no embalo da mobilizadora Lua em Libra. Plutão, o astro das grandes transformações e que sempre anuncia crises, avança direto em Capricórnio a partir do dia 3. Mudanças no Brasil e no mundo serão aceleradas. Além disso, é sempre bom lembrar que o planeta é portador de revelações e purgações.

Teremos três astros de importância geral e coletiva em movimento direto: Júpiter, Saturno e Plutão. Processos globais de mudança cultural, política e econômica serão acelerados.

Ainda na primeira semana, Mercúrio entra em Escorpião, anunciando debates e revelações importantes sobre finanças, poder e governo. Escorpião, como todos já sabem, é um signo muito sensível para o Brasil. Toda vez em que os astros transitam por ele ou seu oposto, Touro, temos momentos importantes no país. Os dias 6 e 7 prometem ser especialmente eletrizantes. Já no dia 8, é Vênus que entra em solo escorpiano, trazendo mais emoção.

A Lua cheia em Áries, no dia 13, aciona disputas de poder e anuncia novidades sobre recursos. As Forças Armadas estarão envolvidas em algum grau nessas tratativas. Crises, remanejamento de recursos e questões ligadas a empréstimos, pagamentos ou dívidas contraídas pelo país -- inclusive as internas -- ganharão luz. Governantes terão mais trabalho para manter suas imagens. Além disso, as oposições ao atual governo terão alguns avanços.

Previdência é um assunto em alta, assim como reformulações em regras e leis. Chega a vez de Mercúrio harmonizar a comunicação e esclarecer intenções e propósitos. Entre os dias 18 e 20, Vênus e Saturno anunciam medidas de controle orçamentário e financeiro. Em seguida, a Lua minguante em Câncer suaviza o clima astral brasileiro até o dia 25. Ainda assim, crises internas e transformações estarão em destaque.

Com o Sol transitando Escorpião até meados de novembro e com o movimento astral acelerando mudanças, vários países, assim como o Brasil, viverão essa onda de transformação com intensidade. Algumas alterações, envolvendo políticos e grupos de poder, surpreenderão pelo rumo inusitado.

Outro momento importante do mês, que novamente desafia o poder governamental, se concentra nos dias próximos à Lua nova em Escorpião (28). Executivos desse signo e figuras populares ligadas ao poder serão beneficiados. Bom período para o Brasil mostrar algo de bom ao mundo.

Os últimos dias de outubro serão de muitas oscilações. Marte e Saturno deixam as relações de comando e poder tensas, com algumas demonstrações de desobediência e dificuldade de comunicação. Sol e Urano, também opostos, sugerem algumas surpresas entre os dias 27 e 30.

Horóscopo