PUBLICIDADE

Topo

Horóscopo mensal - Agosto


Horóscopo mensal - Agosto

Exclusivo para assinantes UOL

Capricórnio (22/12 a 20/01)

Por

Por Barbara Abramo

Previsão de setembro: psicológica e emocionalmente, este será um mês bastante ativo e que exigirá mais equilíbrio e confiança do que nos últimos meses. Com muita criatividade, você vai descobrir como será bem mais fácil do que pensava usar esse potencial em algo que seja útil para a sua comunidade. Alguns capricornianos precisarão sentir que estão ligados a uma filosofia ou um programa espiritual ou ético para dar o melhor de si. É o tempo de juntar forças com outras pessoas, visando não o engrandecimento pessoal, mas o fortalecimento de muitos.

Uma filosofia de vida pautada pela praticidade e utilidade. Esse é o seu segredo de sucesso, que terá de divulgar ou ensinar para quem não sabe. Essa ainda será uma boa época para viajar, especialmente se a viagem for uma boa oportunidade para agradar os sentidos. Se pular os três primeiros dias do mês, quando a nevoa de Netuno confunde todo o julgamento, você vai planejar tudo com calma e perfeição.

Outro assunto em pauta, na primeira semana de setembro, é a autotransformação, que mantém um ritmo mais acelerado, por causa de eventos externos que colocarão à prova algumas certezas e crenças. Você está se despedindo de tudo que não tem mais sentido ou relevância no seu presente. Portanto, não tenha medo de ir adiante. No fim das contas, você vai descobrir que se tornou alguém mais íntegro e verdadeiro, que não está muito interessado em manter aparências só por causa dos outros. 

A partir da segunda quinzena, depois da Lua nova em Virgem, você conta com a chance de planejar e concretizar cursos de pós-graduação, publicações ou dar mais atenção à vida espiritual e religiosa. No mínimo, você pode montar um grupo de estudos ou discussão em sua casa. Quem estiver com pendências na justiça poderá se sair muito bem nesta época.

Todos os capricornianos podem passar por um lento e pouco visível processo de transformação íntima, que resulta em questionamentos sobre o sentido da vida. Mas você precisará dar um tempo nas suas prioridades, ajustando-se aos desejos de liberdade de alguém próximo, por exemplo. Pode ser um período de partidas e chegadas. O final de setembro, especialmente a partir do dia 27, sem dúvidas será bastante movimentado. A essa altura do mês, o cenário astral configura uma tensão no ar que tem seu ponto máximo na Lua cheia do dia 30, incidindo com mais impacto nos capricornianos do primeiro decanato.

Saúde

Fuja de exames, diagnósticos e consultas no dia 3, pois tudo será errôneo e nebuloso. Depois disso, até o dia 6, nervosismo pode tirar o sono. Em seguida, começa uma boa fase para você se organizar em prol de seu bem-estar. Aí sim poderá engatar consultas, exames diagnósticos e tratamentos. No dia 21, cuidado para não se acidentar. No fim do mês, saúde bombardeada por tensões e cobranças. Diminua o ritmo e não se cobre tanto.

Amor

Apesar da necessidade de contato e conforto emocional, o amor fica em um plano secundário nos primeiros dez dias de setembro. Assuntos da rotina ganham da relação a dois. Você e seu parceiro podem aproveitar o embalo para arrumar e reorganizar as funções e atividades de cada um, conversando francamente sobre o que podem e querem fazer. Uma rotina bem organizada vai ser mais importante para o equilíbrio de seu relacionamento amoroso do que mil fantasias eróticas.

Você não vai abrir mão de suas metas e ambições profissionais na primeira semana, o que pode esfriar ou abalar um relacionamento recente. Há uma escolha para ser feita e, provavelmente, você não escolherá atender suas necessidades de carinho e acolhida.

Em família, época de fazer planos e agir em conjunto, somando esforços para algo que tenha relevância para os envolvidos. Na segunda semana, você saberá de uma boa notícia que pode ter relação com o nascimento de uma criança, um noivado ou festa familiar. Será um período de alegrias familiares.

O céu se torna mais azul e o Sol volta a brilhar no campo amoroso a partir de 12 de setembro. O amor transcorre em um clima de atração, com Vênus em Leão atiçando sua sensualidade e busca por alegria, com um desejo de aventura e boa disposição até o dia 22. Quem souber reconhecer seu valor, transmitir confiança e incentivar sua espontaneidade terá ganhado o seu amor. Programe viagens com seu amor nesses dias ou, pelo menos, quebre a rotina com surpresas e muito refinamento.

Quem estiver solteiro tem o sinal verde para paqueras na segunda e na terceira semanas do mês. Uma viagem de trabalho, entre os dias 20 e 21, reserva um encontro com alguém que entende a sua língua e tem as mesmas aspirações. Pelo menos, aceite convites para festas e reuniões nestes dias. No mínimo, você irá se divertir bastante.

Os capricornianos nascidos nos primeiros dez dias deste signo deverão redobrar a atenção com seu comportamento no fim de setembro. Desenvolver a empatia e respeitar o modo como cada um quer viver são segredos valiosos para enfrentar este período mais exigente do mês. Mesmo assim, será impossível contornar todas as fricções com as pessoas.

No fim de setembro, surge uma boa ocasião para que os capricornianos do último decanato tomem decisões maduras e certeiras em relação a filhos e casamento. É o momento de dar um passo mais ambicioso na direção de um casamento ou de uma gravidez.

Finanças

Trabalho, dinheiro e reconhecimento por sua capacidade andam juntos há meses. Mas, na primeira semana, você terá de fazer uma escolha difícil. Cliente em dúvida ou um chefe conservador irão colocar você contra a parede, obrigando-o a tomar uma decisão que terá impacto direto em seus rendimentos. Vênus em Câncer quer você na zona de conforto, mas o tempo chegou de focar em um acordo mais justo e, talvez, menos confortável. Se for para assumir uma responsabilidade maior, o tempo de decidir pode ser estendido até o final de setembro, quando um novo contrato poderá ser celebrado entre você e um cliente ou subordinado.

Espere uma diminuição de rendas na primeira quinzena. Você tem de equilibrar sua imagem profissional com boa diplomacia e precisa pensar muito bem no que vai fazer para não se comprometer com os grupos errados.

A partir de 15 de setembro, viagens podem ser ótimas para abrir novas frentes de trabalho e contatos, que resultarão em convites e oportunidades futuras.

No fim do mês, há a chance de consolidar um novo negócio ou pelo menos acertar os valores junto a uma empresa ou cliente --de modo a ter um rendimento confiável durante todo mês. Você estará pavimentando algo que vai dar frutos nos próximos meses. Portanto, pense direitinho!

Entre 13 e 15 de setembro, você pode tomar uma boa decisão financeira, mesmo que ela implique em certa perda de controle das circunstâncias, como quando você delega a um investidor a tarefa de gerenciar seus rendimentos. Cuidado com endividamentos e gastos inesperados no dia 21. Pense bem para ter certeza de que você precisa mesmo gastar esse dinheiro!

Assuntos financeiros também pesam bastante em suas definições e decisões nos últimos dias do mês. Aqui, as escolhas podem ter até um sabor de dramaticidade.


Horóscopo