PUBLICIDADE

Topo

Horóscopo mensal - Dezembro


Horóscopo mensal - Dezembro

Exclusivo para assinantes UOL

Capricórnio (22/12 a 20/01)

Por

Janeiro é o seu mês. O Sol em seu signo atrai distinção, reconhecimento, dignidade e tudo de bom. Para quem nasceu neste signo de trabalho, disciplina, rigor e ambição, nada melhor do que curtir os louros das vitórias conquistadas por meio de muito suor nos meses anteriores.

Mas, neste janeiro, alguns sinais astrológicos prometem tirar você da zona de conforto. Saturno e Sol referem a planos de longo prazo que não podem mais esperar. Você terá de dar um passo na direção de sua realização a partir de 4 ou 5 de janeiro, se não quiser perder uma chance perfeita para assegurar seu valor e capacidade. Fique de olho para saber do que se trata até 10 de janeiro. Um pouco antes, um eclipse solar pode abater um pouco o moral dos capricornianos nascidos entre o fim de dezembro e o início de janeiro de qualquer ano. Será um período em que você pode ser confrontado, sentindo-se inseguro de alguma maneira, por isso é bom evitar algo ousado ou que exija plena forma. Você pode desafiar seus limites alguns dias depois.

Sua atenção será atraída para o mundo interior, o passado ou um parente mais vivido. Durante esta fase será difícil prestar atenção ao mundo exterior e às suas próprias ambições como gostaria. Seu papel de líder será convocado por pessoas próximas e não haverá fuga possível entre 12 e 19 de janeiro.

Justamente neste ínterim, Marte entra em Aquário, ao sair de seu signo. Você fica menos impaciente e durão com as pessoas, deixando de lado a pressa em satisfazer seus desejos e ambições.

O Sol entra em Aquário em 20 de janeiro e ilumina seus dotes e talentos. Aquele seu lado visionário e que adora novidades ficará em primeiro plano.

Júpiter ingressa em Áries em 22 de janeiro. Fazia tempo que o planeta da prosperidade não transitava este signo de paixão, liderança e impetuosidade. Esse trânsito durará até junho e expandirá áreas estratégicas de sua vida, como mundo emocional e conexões com grupos e famílias. Como júpiter comanda tanto a sua casa astral de comunicação quanto a casa de crescimento espiritual, provavelmente você iniciará uma nova etapa em sua vida, mais conectada com seus valores e raízes espirituais. Viagens para países distantes ou mesmo mudança de cidade podem ocorrer neste período.

No fim de janeiro, Saturno retroage em Libra, sinalizando um período de revisões de posturas no mundo. Isso não afetará apenas seu lado profissional, mas também suas aspirações mais caras e tudo o que você pretende realizar nos próximos anos.

 

Saúde

Com o Sol em seu signo até 20 de janeiro, a tendência é de que seu organismo esteja resistente, e seu animo também! Aproveite para se exercitar e cuidar do visual. Apesar disso, nos primeiros dias de janeiro os capricornianos nascidos no segundo decanato podem ter algum problema agudo, talvez na pele ou ossos, ou ouvidos, onde Saturno reina. Homens de certa idade estão no alvo deste eclipse. Entre 9 e 12 de janeiro, Mercúrio e Netuno formam aspecto ruim para exames, diagnósticos e início de tratamentos. Depois, você descobrirá erros e enganos de avaliação, portanto é melhor evitar estes dias.

 

Amor

Sol e Marte em Capricórnio inauguram 2011 com escolhas rigorosas no plano sentimental. Você estará mais seletivo. Crises de autoconfiança podem minar sua segurança na primeira semana. Um eclipse solar em Capricórnio precipita decisões que devem levar em conta seu valor, sua dignidade e honra pessoais. Abalos são esperados e, consequentemente, desencadeiam toda uma revisão de comportamento. Esse eclipse solar tem direta relação com seu senso de segurança afetiva, mas como você é um ser flexível e otimista, extrairá o melhor deste momento.

Na virada para a segunda semana, Vênus ingressa em Sagitário, em 7 de janeiro, quando começa um período de mais interiorização, em que você estará a fim de compartilhar os momentos de amor com seu parceiro, num clima mais discreto, longe dos olhares. Uma fuga para a natureza virá em boa hora.

Para conquistar novos corações, reforce seu encanto nos dias 11, 12, 13, 16, 17, 20, 21, 24, 25 e 26 de janeiro. Agende encontros importantes nestes dias para dar uma força ao destino.

Projetos com seu amor florescem (ou terão muita chance de florescer) na sequência da Lua crescente em Áries, que acontece em 12 de janeiro. É um momento bom para investir mais na paixão e nos laços que unem você a outra pessoa, como um vento de renovação no casamento. Reconquistar seu parceiro não será uma tarefa difícil para você neste momento.

Em seguida, Marte ingressa em Aquário, em 15 de janeiro, e forma uma conjunção de energia inspiradora com o Sol a partir do dia 24. Concentram-se nestes dias, pois traz muitos aspectos importantes para sua vida afetiva. Vênus e Saturno sinalizam a tomada de decisões sérias e de longo prazo. Ideais compartilhados serão o ingrediente essencial de um relacionamento que se inicia. Tome cuidado com o que fala e evite críticas e declarações exigentes demais para não assustar potenciais interessados ou mesmo seu parceiro.

A excelente notícia deste início de ano é a entrada definitiva de Júpiter no apaixonado e pioneiro signo de Áries, que vibra na direção de expansão e novidades em casa. Nada melhor do que comemorar tudo de bom que os próximos meses prometem de expansão afetiva e inspiração romântica. O Sol começa a trilhar Aquário dois dias antes. Projetos em comum com a família decolam finalmente, com a força do entusiasmo conjunto e com você liderando de perto cada passo.

Você estará mais popular neste mês e atrairá também novas amizades. Você pode ser o articulador de encontros especiais entre amigos do clube, do escritório ou de uma entidade a qual pertença. Esportes serão um assunto apaixonante, assim como espiritualidade, direito e política. Aqui, cabe uma dica: se você anda solitário, afim de conhecer gente nova ou de encontrar um novo amor, aposte firme nesses encontros com amigos e colegas a partir da terceira semana. A sorte grande pode acontecer.

Em família, o clima é de mudança geral. Júpiter sai de Peixes em 21 de janeiro e foca expansão em outras áreas. Contudo, entre 16 e 19 de janeiro, podem ocorrer novidades na família, como a notícia da chegada de um bebê ou o casamento de um filho. Tecnicamente, estas novidades estão no programa de Júpiter para você este ano. Seus frutos concretos surgem a partir de junho deste ano, prepare-se.

Amores platônicos e irrealistas podem cativar sua imaginação no fim do mês. Enquanto tudo servir de inspiração artística, ok. Mas avalie se não está perdendo tempo com alguém que não merece seu sacrifício, cuidado e atenção.

 

Finanças

O início de 2011 guarda um momento excelente para profundas revisões de caminho, logo na primeira semana do mês de janeiro. Você inicia um processo intenso de revisão de metas e alvos profissionais. Saturno acorda você para questionamentos sérios a respeito de sua função, status e reputação.

Aquele conforto todo que você sentia na profissão está mudando rapidamente. Para ser realista, se olhar para trás, provavelmente desde novembro do ano passado, verá que as coisas estão mudando. Agora, mais rapidamente.

O que Saturno quer é que você encontre o que realmente é relevante, deixando para trás aspectos acessórios. Além disso, o planeta da sabedoria e da experiência ensinará você a enxergar melhor onde está seu maior talento e como explorá-lo da forma mais eficiente possível. Na primeira semana de janeiro, este pode ser o assunto de destaque. Ideal para um início de ano, não é mesmo? Tanto um eclipse solar em seu signo, no dia 4, quanto o aspecto que o Sol forma com Saturno, de 4 a 10 de janeiro, são excelentes para rever prioridades. Aproveite o tempo de forma bem disciplinada nessa avaliação tão importante.

Os capricornianos nascidos entre o fim de dezembro e o início de janeiro de qualquer ano sentirão a força deste eclipse solar no âmbito de sua vida profissional. Talvez eles tenham de readaptar projetos ou esperar mais um pouco para ver uma ambição realizada. Podem estar subordinados a autoridades, leis ou instâncias maiores.

Os outros capricornianos serão menos afetados, mas também precisarão re-equacionar melhor suas metas de trabalho neste ano. Haverá uma importante mudança astral em 2011 que afeta diretamente seu âmbito profissional. Júpiter muda de signo e entra em Áries, o que significa mais conexão com pendências financeiras domésticas, ligadas a patrimônio e bens de raiz. Depois, em março, Urano também vem acompanhar o trânsito de Júpiter. Daí em diante, uma nova fase de mais liberdade em termos de encargos podem ocorrer. Até lá, você tem de manter a disciplina para não se envolver demais com assuntos que independem de seu poder controlar em âmbito doméstico.

Poucos capricornianos estarão envolvidos desde a terceira semana em reformas, ampliações ou venda de imóveis. O dinheiro pode sair pelo ralo por causa disso. Se tiver uma boa poupança para enfrentar essas demandas, ótimo! Pensando nisso, vale a pena segurar o breque dos gastos desde o começo de janeiro.

Sol e Marte em Aquário renovam e dinamizam também a área financeira. O Sol promete mais dinheiro advindo de ideias visionárias. Você pode convencer um chefe a seguir suas inspirações entre 23 e 27 de janeiro.

Em outros casos, uma promessa finalmente se realiza nos fins de janeiro. Saturno retrógrado dará tempo de reaver planos perdidos ou que estão anacrônicos.

Capricornianos empreendedores e donos de seu próprio negócio precisarão suar a camisa entre 23 e 29 de janeiro. Trabalho, gastos, modernização e atualização são palavras mágicas que abrirão novas perspectivas.

Entre 17 e 18 de janeiro, evite fazer compras e negócios novos com gente que não conhece bem. Viagens e contratos com parceiros distantes também são contra-indicadas nestes dois dias.

Um período poderoso para seu trabalho e finanças, vai de 16 a 18 de janeiro, quando o Sol forma um belíssimo sextil a Urano. Inovação, experiência e desenvoltura fazem de você o vencedor de um desafio.


Horóscopo