PUBLICIDADE

Topo

Horóscopo mensal - Novembro


Horóscopo mensal - Novembro

Conteúdo exclusivo para assinantes

Capricórnio (22/12 a 20/01)

Por

Por Barbara Abramo

Previsão de dezembro: você está vivendo um profundo e demorado processo de transformação íntima. Isso ainda levará anos para terminar. Em alguns momentos, a ânsia de mudar e de fazer as coisas do seu jeito é maior, mas tente maneirar. Se olhar para trás, verá que em 2012 muita coisa mudou neste sentido. Urano e Plutão, em guerra no céu, mantêm a tensão entre libertar-se de padrões, alguns impostos pela família, ou manter o controle que o impede de sofrer --mas, também, de mergulhar fundo nas emoções.

Em outubro, Saturno, seu regente, passou de Libra para Escorpião, trazendo uma mudança significativa. Com a sobrecarga de responsabilidades --sociais, mundanas, profissionais e domésticas--, você passa a ter que gerenciar melhor suas amizades e seus planos de futuro. Com Saturno em Escorpião, as amizades leais permanecem e as superficiais vão embora, mas você tem de lidar com ciúmes e tentativas de controle por parte delas. 

Outra mudança, mais interessante e suave, também ocorreu em 2012. Netuno em Peixes envia vibrações boas para você se conectar com as pessoas através de meios mais sutis de comunicação, liberando espaço para as artes criativas, atividades manuais e o aprendizado de línguas. Essa tendência permanece ao longo de 2013 e, a partir de junho, recebe forte impulso por parte de Júpiter em Câncer. Anote essa data mágica e especial!

Fazia tempo que Marte não transitava em seu signo. Ai de quem se meter em seu caminho, porque você será vitorioso usando o senso prático, a análise fria e o senso estratégico, dando a maior canseira em seus adversários. Você é um comandante de plenos poderes na vida, sim, mas tem de maneirar em casa. Não faça o gênero capataz no âmbito doméstico e íntimo, pois o resultado será péssimo.

Na maior parte de dezembro, a pedida é se retirar para pensar na vida. O Sol, depois Mercúrio e, finalmente, Vênus em 17 de dezembro transitam por Sagitário. Portanto, é hora de rever sentidos, direções e posturas diante da vida e do futuro. Esse é um momento privilegiado para encarar os medos e erros do passado e pesar muito bem até onde a falta de entusiasmo, de fé e de confiança no futuro atrapalham seu caminho. Tome consciência e anote para não repetir os mesmos erros no ano que vem.

Entre 11 e 15 de dezembro, fuja para um retiro a fim de meditar e pensar na vida ou simplesmente descansar. Será nesse período de intenso envolvimento consigo próprio que poderá despertar sua alma e cultivar seu espírito. Uma boa ideia será viajar pra longe, onde ninguém o conheça.

Durante o período das festas, tente se adaptar às pessoas e suas expectativas, contribuindo para um final de ano ameno, de entendimento e paz. No réveillon, talvez você se sinta sozinho, mesmo estando entre um monte de pessoas. Aproveite para meditar e aceitar as diferenças.

Saúde

Como de costume, dezembro é o mês em que o Sol passa pelo signo anterior ao seu --Sagitário--, representando o final de um ciclo que começou há 12 meses. Esse é um período de revisão, análise e, principalmente, de observação de si mesmo. Sagitário é um signo de fé, coragem, confiança na vida --assuntos espinhosos para você. Em vez de acumular exemplos de como as coisas deram errado na sua vida, anote em um papel tudo o que deu certo, todas as vezes que, seguindo um palpite ou um impulso, acertou em cheio. Lembre-se das vezes em que foi generoso e de como se sentiu bem nesses momentos. Isso o ajudará a reforçar os aspectos positivos de Sagitário, levando-os na bagagem para 2013.

Marte em Capricórnio representa uma dose extra de energia física e pique para os esportes e atividades físicas. Libere suas ansiedades nos esportes aeróbicos e invista um tempo maior no treinamento mental e meditação.

Amor

Dezembro é um mês em que o sentido do amor ganha importância. O seu parceiro e o que você está fazendo ao lado dele são assuntos que tomam vulto e se destacam. Principalmente, porque você está ligadíssimo nos aspectos de direcionamento da relação. Se estiver com alguém somente por estar, pelo poder da inércia, a insatisfação será maior, levando-o a questionar o valor deste relacionamento. Vênus em Escorpião vibra pelas amizades profundas e, por isso, você terá companhia para suas digressões, pesquisas e questionamentos mais profundos em busca dos sentidos do amor.

Como também será um mês de reavaliação e reposicionamento pessoal, você estará mais voltado para seu mundo interior na segunda quinzena. Nesse período, Mercúrio, Vênus e Sol iluminam a devoção, o altruísmo e a generosidade no amor. Sim, se o amor em questão for verdadeiro, você terá como provar o gostinho de ser amado e de amar.

Neste apelo ao amor incondicional, você poderá ter chance de se sentir unido a um parente querido, um filho ou ao seu grande amor. O bom humor, a fé, a coragem de deixar para trás remorsos, mágoas e apegos serão elementos essenciais para que você possa se sentir mais leve e conectado com quem ama.

Na primeira metade do mês, o diálogo íntimo será essencial. Primeiro, você terá de acertar os ponteiros consigo mesmo, encarando certas verdades e aceitando as coisas como elas são.

Os capricornianos solitários podem esperar o fim de 2012 como o momento certo para conhecer alguém para se divertir e dar boas vindas ao novo ano. Mesmo assim, vale a regra: confie e seja generoso, alegre e leve. Com o Sol em seu signo, a partir de 22 de dezembro, e especialmente por volta da Lua cheia, em 28, sua aura de encanto e poder sensual estarão mais fortes. Se você confiar mais em si e soltar a emoção, com certeza irá curtir ótimos momentos românticos.

O amor a dois pega forte também no fim do ano. Contanto que você não faça o gênero ciumento e pressionador, tudo irá bem. Você terá de fazer uma escolha: ou bem segue os ditames de sua alma, investindo em orgulho e obtendo solidão, ou tenta um acordo, pensando no conforto do outro. As duas opções têm seu lado positivo e negativo --como tudo na vida.

A relação com filhos esquenta na primeira quinzena. Eles estarão dispostos a conversar e estarão bem próximos de você nessa ocasião. Aproveite para abrir seu coração e esteja aberto, também, para ouvir seus reparos, ideias e duvidas.

A vida familiar pode ter alguns momentos complicados nos primeiros dias do mês, mas há dias espetaculares para reuniões e encontros gostosos: 14, 23 e 24 de dezembro. Urano lhe promete surpresas boas e momentos de união especiais.

As relações sociais estarão em primeiro plano, como explicado acima, na primeira quinzena. Vênus e Marte, em ângulo suave, anunciam brindes e estreitamento de amizades em um clima de lealdade e confiança nas duas primeiras semanas.

Finanças

Seu dinheiro dependerá cada vez mais da sua capacidade de se relacionar bem com grupos, entidades, equipes, associações, clubes, marketing e propaganda em grande escala e meios de comunicação. Se trabalha em algo parecido, redobre a atenção.  O capricorniano ligado a trabalho político, como um deputado, que tem um mandato popular e recebe das Câmaras ou Senado, também se encaixa no perfil.

Se você não trabalha em nenhuma dessas áreas, trate de estabelecer um plano de comunicação e reforce os contatos com a rede de amigos, associados e demais pessoas que possam lhe trazer convites, trabalhos e aumentar sua clientela.

E direto de Saturno para seus filhos preferidos: planeje-se! Esse é o segredo de ter dinheiro quando precisar. Como Saturno, que comanda seu signo, transita lentamente por Escorpião, provavelmente você estará vivendo um lento período de revisão de amizades, sendo mais rigoroso e prudente com quem considera seu amigo. Daí vem a importância de escolher bem uma assessoria de imprensa para o seu negócio. Lembre-se: seu sucesso financeiro dependerá cada vez mais deste tipo de iniciativa.

Você tem duas boas opções para investir seu dinheiro: reformas e melhoramentos em casa ou planejamento de viagem em grupo ou com amigos. Com esses dois alvos em mira, será bem mais fácil manter suas finanças sob controle.

Em relação a gastos com imóveis --compra, venda, locação, reformas ou compra de ações do mercado imobiliário, opção que tende a se consolidar nestes anos de Saturno em Escorpião--, há dois momentos especiais e maravilhosos: de 14 a 17 e de 20 a 23 de dezembro. Nesses dias, o planeta Urano, das surpresas e das reviravoltas, enviará uma bela novidade para você. Portanto, decisões podem ser tomadas rapidamente e com visão certeira.

Quanto aos planos de viagem --um sonho que se acentua nos próximos anos vindouros, graças ao lento transito de Netuno pelo signo amigo de Peixes-- você pode acertar o mais importante nos primeiros dez dias do mês. Ainda assim, verifique emissão de passagens, cheques, vistos, passaportes e demais papéis, mas pule os dias 11,12, 16 e 17 de dezembro, que armam verdadeiras armadilhas para confundir seu senso crítico.

Quanto à profissão, transite nas reuniões de fins de ano e festinhas de colegas, mostre fidelidade aos compromissos éticos e ideológicos que reúnem você e outras pessoas. Isso está sendo observado por chefes e superiores. Eles estão vendo até onde vai sua adesão à empresa. Em outras palavras, querem analisar até onde você veste a camisa. Depois de 17 ou 18 de dezembro, faça um perfil mais humilde. Vênus em Sagitário apaga seu brilho pessoal e o que tem graça será sua capacidade de se doar, compartilhar e não a sua pessoa em especial. Destaque e reconhecimento chegam no mês que vem, depois de 10 de janeiro.

A marcante presença de Marte em seu signo --uma visita que não acontecia há tempos, aliás-- marca seu poder de liderar uma empreitada que tenha relação com um grupo, ideia ou causa. Os capricornianos envolvidos em política, causas culturais ou artísticas se darão melhor aqui.


Horóscopo