PUBLICIDADE

Topo

Horóscopo mensal - Outubro


Horóscopo mensal - Outubro

Exclusivo para assinantes UOL

Câncer (21/06 a 21/07)

Por

Por Barbara Abramo

Previsão de novembro: o mês começa bem pra você, revigorado pela força do Sol em Escorpião, em ótimo aspecto com Saturno e Plutão. Transformações pessoais estão em vias de ocorrer --além de estimulantes, lhe ajudarão a encarar os desafios e alterar tudo o que não anda bem do seu jeitinho no presente.

Outra tendência forte deste mês é a participação em atividades coletivas e em grupos. Você pode entrar em uma associação de degustadores de vinho, participar de um grupo de interesses culinários ou quem sabe entrar em um clube de amizade? A partir da segunda semana de novembro, essa tendência fica ainda mais forte e você vai se sentir mais inclinado a compartilhar crenças, gostos, preferências e valores com outras pessoas. Compartilhar pode ser fonte de grande alegria, em outras palavras.

O Sol em Escorpião, até 22 de novembro, é fator de proteção geral para você, pois sinaliza um dos períodos mais férteis para se aplicar em todos os campos --com alta criatividade, muito fôlego e inspiração. Você terá mais condições de florescer do seu jeito, além de provar que sua intuição anda mais límpida e certeira. Ela será seu único norte entre os dias 11 e 14, quando alguns transtornos devem ocorrer nos seus planos, como anuncia um eclipse em Escorpião no dia 13.

Vênus em Libra, até o dia 23, anuncia o prazer da privacidade, de estar consigo mesmo ou com apenas poucas e escolhidas pessoas --aquelas que calam fundo em sua biografia e têm história de verdade com você, em termos sentimentais e afetivos.

Alguns relacionamentos serão particularmente importantes para cultivar --com uma irmã, tia ou madrinha, por exemplo. A convivência consigo será essencial para pacificar também a demanda social que será intensa.

O fator de desafio neste quadro todo é a longa tensão entre Urano e Plutão, que contrapõe associações com pessoas versus metas e aspirações maiores. E entre 22 e 26 de novembro, a balança pesa para o lado do renovador e iconoclasta Urano, através do Sol em Sagitário. Nestes dias, você poderá ter vislumbres mais claros de como deve agir e o que deve fazer para conquistar mais liberdade e independência, através do uso original de seus talentos.

O Sol em Sagitário iluminará a rotina e o cotidiano. Você estará pronto a se engajar em qualquer atividade ou tarefa que possa exercer com entusiasmo, fé e otimismo. No fim de novembro, ocorrerá um eclipse lunar em Gêmeos. O passado deve ficar para trás, mas antes disso será preciso enfrentar alguns fantasmas que impedem seu sono tranquilo.

Saúde

Um assunto bom para você focar, mas a partir da terceira semana de novembro, é a saúde. Não tanto no sentido de atender queixas e crises, mas no de escolher estilos de vida que possam fortalecer seu corpo e dar animo para a sua alma. Quanto mais você puder ficar ao ar livre, longe de salas trancadas e arejadas por condicionadores de ar, melhor. A natureza será um grande remédio para seus males, tanto os agudos quanto os crônicos, tanto anímicos quanto físicos.

Um toque especial para as cancerianas desejosas de engravidar ou que estão grávidas: embora sua fertilidade esteja em alta, a gravidez pode ser trabalhosa em algum sentido e, entre 11 e 15, vale a pena redobrar os cuidados básicos e levar muito a sério as orientações do médico para neutralizar a fragilidade deste momento. Todos os outros cancerianos devem ter cuidado com o aparelho excretor --idas e vindas de um probleminha merecem abordagem rigorosa e atenciosa, de preferência antes de 5 e depois de 27 de novembro, para mais clareza e consistência de exames e diagnósticos.

Amor

O amor pode ser um estímulo poderoso para você assumir riscos e mostrar seu lado encantador e carinhoso. Foco e senso de propósito são essenciais nesse sentido. Você não vai se distrair com quem não lhe deu a mínima até agora e suas anteninhas estão farejando de modo acertado quem tem o que você deseja.

Saturno em Escorpião fala de seriedade emocional, compromisso amoroso e vínculos fortes. Mas em tudo isto há um peso qualquer, como se você descobrisse que até o amor tem limite. Esse é um assunto de Saturno e ele está justamente ali para você descobrir quanta consistência há em uma relação amorosa.

Alguns cancerianos não estarão muito abertos para novos casos ou paqueras, deixando os pretendentes esperando na fila. Para estes, o lado leve e engraçado do amor fica de fora, pelo menos um pouco, em novembro. No seu lugar, os ciúmes e cobranças. Seja cuidadoso ao lidar com isso.

Em família, as alegrias são outras e maiores. Garantia dada por Vênus, que protege com sorrisos e carinho suas relações mais importantes e essenciais. Festinhas, reuniões e encontros entre 9 e 12 de novembro serão especiais. Se você é casado, esses serão dias de muita festa, entendimento, esperanças em comum e uma nova intimidade que se vai criando com os pontos de vista em comum sendo comprovados.

No âmbito amoroso, cabe ressaltar o impacto do eclipse solar em Escorpião. Como ele ocorre em 13 de novembro, todo o miolo do mês se torna um período delicado. Reviravoltas e surpresas podem ocorrer neste período. Segredos revelados ou uma descoberta, especialmente sentimental, podem trazer animação e colorido aos seus dias.

A vida social é a grande estrela do seu mês e, a partir da Lua cheia em Touro, que ocorre no dia 28, você estará mais voltado para os amigos e as relações sociais em geral. Pode ser um dos mais divertidos períodos do mês para você se soltar, reunindo-se com aqueles que ama.

O romantismo impera na relação a dois entre 26 e 30. Finalmente, todos os astros se conjugam para que você seja muito feliz e realizado com seu amor. Quem estiver solitário deve concentrar as atenções no fim de novembro, quando há chances verdadeiras de um encontro amoroso que complete seus desejos de união e entendimento profundos.

Finanças

Você pode enfrentar os limites da sua criatividade em novembro --algo que vem se delineando desde o fim de outubro, aliás. Você tem de dizer não e escolher melhor as competições que deseja encarar. Não desanime se a sua proposta foi rejeitada em favor de outro colega. Aprendizado, canceriano. Mais do que isso: conscientize-se de quanta disciplina e suor estão por trás de uma ação bem fundamentada e consistente. Faça igual. Melhor ainda: faça muito melhor da próxima vez! Então, se por volta de 13 de novembro, você ler um “não” ou “rejeitado” no seu relatório de final de ano, não tome como algo pessoal. Mude, chacoalhe seus conceitos e reveja posturas.

Quem estiver competindo por uma bolsa de mestrado ou doutorado, por exemplo, pode ter uma resposta imprevista por volta de 13 de novembro. A partir da Lua minguante em Aquário, em 20 de novembro, você pode experimentar métodos originais para conter gastos em matéria financeira, ótima pedida nos tempos que correm. Além disso, não contraia dívidas contando com a ajuda de parceiros ou sócios, e não se fie no dinheiro que clientes prometeram pagar a você.

Novembro é mês de investir com responsabilidade e disciplina em seu talento e criatividade. Não basta ser criativo, diz Saturno a você: para ter reconhecimento, tem de merecer, através do esforço e da organização. O que complica um pouco a situação toda é que Mercúrio, o planeta dos documentos, passagens, contratos, formulários e arquivos, estará retroagindo de 5 a 27 de novembro. Para não morrer na praia, como se diz, tenha cópias e mantenha tudo bem guardado e acessível.

Anote na sua agenda esta tremenda dica para sua carreira: de 5 a 9 de novembro, você terá notícias sobre um trabalho que depende inteiramente de seu talento. Mas as coisas podem ser adiadas. Registre tudo e tenha provas de conversas e propostas. Entre 22 e 28 de novembro, o assunto voltará e você pode se sentir altamente entusiasmado e animado para encarar uma mudança incrível na carreira, que significará liberdade e ousadia. Será algo que tem relação com TV, internet ou mídias eletrônicas.


Horóscopo