Nesses 25 anos de carreira, o que você observou de mudanças importantes no que diz respeito ao tratamento dados às mulheres no ambiente corporativo?
Antigamente, não havia transparência. Eu era uma mulher de 24 anos na Ambev, imagina? É claro que não queriam me pagar a mesma coisa que pagavam para os homens.
Trabalhávamos durante o dia e, nos eventos, que aconteciam à noite, os homens combinavam tomadas de decisão sem que estivéssemos presentes. Quando percebia, questionava: “Onde vocês combinaram isso? Estou aqui todos os dias das 8h às 20h e não presenciei essa reunião”. Foi assim até meus 30 anos.
Na sua área, que vantagens uma chefe mulher leva?
Na Tiffany, 90% das joias são femininas. Eu, como mulher e entendedora de estilo, consigo ver quais coleções farão mais sucesso. Sabia que a coleção “Hardwear”, por exemplo, era a cara das brasileiras, que são mulheres ousadas. A coleção foi inspirada em Nova York (traz símbolos como cadeados, chaves e correntes). E acertei. Foi lançada no ano passado e até hoje vende muito. No Japão, ela não vingou. Eu sabia que isso aconteceria porque as japonesas são muito discretas.
Com quem uma chefe mulher pode contar dentro da empresa?
Conto com as “minhas pares”, a gerente geral do Chile e a do México. Diferentemente de homens em posições de liderança, elas são abertas para compartilhar não apenas estratégias profissionais, mas também medos e aflições. Entre nós, não temos problema em expor o lado emocional. A Tiffany é a empresa em que trabalhei que tem mais mulheres em posições de liderança. Adoro isso.
Mas conto bastante também com meus funcionários. Semanalmente, me reúno com eles para discutir decisões. É um fórum para eu não pensar sozinha. Às vezes, devo dizer, não gosto da conclusão e decido eu mesma. Falo: “Minha experiência diz que é melhor irmos por outro caminho”. E vamos.
A Tiffany remunera igualmente homens e mulheres?
Não existe outra possibilidade na Tiffany. No que diz respeito à diversidade sexual, a empresa também é correta. Gênero ou orientação sexual não impactam em promoção ou aumento de salário. Entre as assinaturas dos e-mails, temos uma com a foto de dois homens de mãos dadas. Meu estagiário, por exemplo, usa essa assinatura, sem medo de ser quem é, e isso me dá orgulho.