Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

5 tratamentos para recuperar o cabelo depois das box braids

Por Salon Line

03/09/2019 18h18

Estilosas, modernas e com uma forte carga histórica, as tranças africanas conquistam não apenas pelo visual, mas também pela praticidade. Apesar de serem populares principalmente entre cacheadas e crespas, as braids - que não se limitam apenas à um modelo de penteado - conquistaram homens e mulheres de todas as curvaturas.

Com tempo de duração recomendado de até no máximo 3 meses, as braids precisam passar por manutenção, não apenas para que o aspecto delas continue bonito, mas também para que a saúde dos fios seja mantida.

Após a retirada definitiva das tranças, porém, é normal que o cabelo esteja fragilizado, ressecado ou até mesmo sujo. O estado dos fios também depende muito da forma como eles foram cuidados enquanto estiveram trançados, ou seja, se a rotina de procedimentos básicos, como higienização da raiz e hidratação com borrifador, for seguida, dificilmente o cabelo ficará completamente danificado.

No entanto, os danos são inevitáveis. Além do ressecamento e do enfraquecimento da fibra capilar, outro fator que costuma chamar a atenção é a quantidade de cabelo que cai ou quebra após a retirada das braids.

O que acontece é que os fios que deveriam cair normalmente no dia a dia ficam ali acumulados enquanto estão presos. Dessa forma, ao soltar as tranças, eles acabam se soltando também. Por isso, fique calma e preocupe-se em tratar aquilo que realmente precisa ser cuidado!

Confira abaixo 5 tratamentos - compartilhados pelas nossas embaixadoras que realmente entendem do assunto - para recuperar o cabelo depois das box braids.

Lavagem com pré shampoo + Máscara de vinagre de maçã

O primeiro passo da youtuber Amanda Mendes - que tem um cabelo crespo 4c - após a retirada das tranças foi investir em uma lavagem com pré-shampoo, produtinho ideal para realizar a técnica de co-wash. Após utilizar o creme multifuncional Multy, da Salon Line, para deixar os fios mais maleáveis, a Tô de Crespa lavou o cabelo e, em seguida, apostou na misturinha de máscara de vinagre de maçã + óleo de rícino para uma hidratação power pós trança. Confira abaixo o passo a passo:

Shampoo bomba + máscara reconstrutora

Após meses trançados, o que os fios mais precisam é de fortalecimento - afinal, vão estar frágeis e quebradiços, é normal. Por isso, a Carol Mamprin recomenda a lavagem com shampoo bomba, que limpa, hidrata e fortalece graças à sua fórmula enriquecida com babosa, D-Pantenol, óleos ultra nutritivos e cafeína. Na hora de tratar e repor a massa dos fios, a youtuber aposta na máscara S.O.S Hidratação Bio-Reconstrução Fortalecedora, da Salon Line, indicada para todos os tipos de cabelo. Veja no vídeo os truques da blogueira para recuperar os cachos depois das tranças.

Shampoo detox + óleo de coco + ampola reconstrutora

Depois de ter passado apenas 5 dias com o cabelo trançado, a youtuber Juliana Louise correu para realizar uma limpeza profunda nos fios utilizando um shampoo detox. Para recuperar a fibra capilar, ela apostou no óleo de coco e na ampola reconstrutora, ambos da Salon Line. Você confere o passo passo da retirada das tranças e da recuperação aqui:

Ampola de reconstrução

Assim como Juliana Louise, a blogueira Camila Nunes também apostou na Ampola Meu liso Reconstrução Completa para recuperar o cabelo depois das box braids. Por ter um cabelo quimicamente alisado, a youtuber aproveitou o efeito da reconstrução para desembaraçar os fios e depois finalizá-los como de costume - com escova e prancha alisadora. Veja abaixo o resultado:

Umectação noturna + shampoo e condicionador de coco + máscara de hidratação

Produtos à base de coco são sempre uma ótima pedida para recuperar cabelos danificados cacheados e crespos - aliás, o produto é bem conhecido entre homens e mulheres de curvatura acentuada. Sabendo disso, a blogueira crespa Sabrina Dibynis apostou na umectação logo que retirou as tranças, aplicando óleo de coco vegetal mecha a mecha. Ela ainda passou a noite com o produto nos fios - também conhecida como umectação noturna. No dia seguinte, para potencializar o poder do ingrediente, a lavagem foi realizada com o shampoo Hidra Coco, da Salon Line. E não parou por aí, veja o que mais rolou nesse tratamento para recuperar o cabelo depois das tranças:

Este é um conteúdo de autoria de SALON LINE e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL