Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

5 formas de eliminar as pontas duplas

Elimine as pontas duplas!  - Dio Bastoge
Elimine as pontas duplas! Imagem: Dio Bastoge

Por Salon Line / Tayla Pinotti

15/02/2019 11h20

Não adianta tentar fugir das pontas duplas, elas sempre aparecem! Esse problema é super comum e afeta cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos, sem distinção - bastam os fios estarem ressecado para as pontas duplas tomarem conta das madeixas.

Além do aspecto nada agradável, o grande problema dessas bifurcações nas fibras capilares é que elas podem indicar que a saúde do cabelo não vai bem. Isso porque elas aparecem quando o cabelo já está quebradiço, desidratado e sem vida. O uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos, como coloração e escova progressiva, e até fatores naturais, que incluem a exposição diária ao sol, ao vento e a poluição, são as principais causas do aparecimento das pontas duplas. A falta de cuidado com os fios também pode agravar o problema. A parte boa é que com alguns cuidados simples, é possível reverter a situação. Confira abaixo 5 dicas que vão ajudar a eliminar as pontas duplas.

Corte bordado é a solução perfeita  

Sabe a clássica frase "corta só as pontinhas"? Então, graças ao corte bordado, ela é realidade! Neste caso, o corte é feito manualmente usando uma tesoura afiada. Para executá-lo, separe o cabelo em mechas não muito grossas e enrole-as de modo que os cabelinhos quebrados fiquem visíveis. Feito isso, basta cortar as partes "arrepiadas" com a tesoura.

É preciso ter bastante cuidado e tempo, já que, dependendo do comprimento do cabelo, retirar todas as pontinhas, mecha por mecha, pode ser bastante demorado. Mas, o ideal mesmo, é apostar na versão profissional. Basta procurar um salão com split ender, uma máquina de corte bordado que acelera muito o processo.

O tratamento de queratinização capilar também pode ser a salvação

A queratina é uma proteína fibrosa muito utilizada em tratamentos estéticos, como a queratinização capilar, que fortalece e reestrutura os fios. Muito parecida com a cauterização, a queratinização é feita a base de queratina, com a diferença de que não é necessário usar uma chapinha para selar os fios.

Basicamente, você vai precisar apenas borrifar queratina nos fios e, depois, aplicar uma máscara de hidratação para potencializar o resultado. Esse tratamento é indicado para cabelos fragilizados, que precisam de cuidado mais intenso e da recuperação dessa proteína, tão importante para a saúde das madeixas.

Umectação capilar ajuda a fortalecer os fios

A umectação capilar é o tratamento feito a base de óleos vegetais, produtinhos que ajudam a repor nutrientes essenciais aos fios ressecados. Ele é conhecido íntimo das cacheadas e crespas, enquanto as lisas ainda precisam ter cuidado na hora de aplicar, evitando o contato direto com a raiz. Uma opção para acelerar o resultado e remover de vez as pontas duplas é apostar na umectação noturna, que nada mais é do que dormir com o óleo nos fios e lavar apenas no dia seguinte.

Dê um tempo ao secador e a chapinha (ou então proteja os fios antes de usá-los)

 

As ferramentas de calor são as principais causadoras dos danos capilares, inclusive das pontas duplas. Por isso, no cenário perfeito, o certo seria dar um tempo nesses elétricos para evitar que o problema se agrave. Mas, se você é do tipo que não vive sem secador, chapinha ou modelador de cachos, a dica é usar sempre um protetor térmico antes de submeter os fios ao calor dessas ferramentas. Também conhecido como defrizante, esse produtinho forma uma espécie de barreira protetora e evita que a alta temperatura prejudique tanto os fios.  

Ao lavar, aplique o shampoo só na raiz

Lavar o cabelo é fundamental e usar shampoo também, mas deixe esse produtinho apenas para a raiz, ok? É que, ao esfregar as pontas com shampoo, você estimula a bifurcação dos fios, pois está agredindo a estrutura da fibra. Por isso, deixe que a espuma escorra pelo comprimento e massageie suavemente. Dessa forma, seu cabelo fica limpo e livre de danos.  

3 cuidados para prevenir o aparecimento das pontas duplas

- Corte o cabelo de 3 em 3 meses

Aquele papo de ser necessário cortar o cabelo de 3 em 3 meses é pura verdade. Manter o corte em dia é a forma mais eficiente de evitar o aparecimento de pontas duplas. Isso porque os nutrientes vão ser distribuídos de forma igual em todo o cabelo, deixando-o sempre macio e saudável.

- Cuidado ao pentear

A forma como você penteia o cabelo e até a escova que você usa pode influenciar na saúde dos fios. Para evitar as pontas duplas, prefira pentes de madeira e escovas com cerdas naturais, pois eles não produzem eletricidade estática e evitam as bifurcações dos fios.

- Invista em um bom cronograma capilar

Hidratar, nutrir e reconstruir são as três etapas de um cronograma capilar, agenda de cuidados que ajuda a manter o cabelo sempre saudável. Intercalando esses três tratamentos, seu cabelo estará sempre saudável e livre de pontas duplas.

Este é um conteúdo de autoria de SALON LINE e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.