Topo

Xan Ravelli

Cinco limpezas essenciais para o começo do ano

Sucos e mais água: que tal começar o ano aumentando a ingestão de líquidos? - Getty Images/iStockphoto
Sucos e mais água: que tal começar o ano aumentando a ingestão de líquidos? Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL

03/01/2021 04h00

Como uma boa vaidosa, posso afirmar para vocês que todo skincare de sucesso ou toda hidratação capilar bem-sucedida começa pela limpeza. Com o corpo, a alma e a casa, não é diferente.

Aqui nesta coluna faço questão de pensar beleza e vaidade de um jeito holístico, contemplando autocuidado, corpo, mente, espírito, psique e emoções. Neste ano, para começar, venho propor algumas formas de limpeza necessárias depois de 365 dias de "I can't breathe" e iniciando um novo ano que promete grandes desafios também.

1- Alimentação
Vale apostar em alguns sucos detox e também investir em uma quantidade maior de ingestão de água. Simples, mas faz milagre.

2- Destalhe a casa
É incrível como limpeza e organização transformam a vibe da casa e, em consequência disso, a energia e a criatividade de todes que estão nela. Invista em óleos essenciais -- eu amo os de lavanda e eucalipto -- para limpeza, espalhe cristais, cuide das plantinhas, doe o que não usa mais, conserte o que está quebrado.

3- Corpo
Capriche em uma boa esfoliação corporal, você pode fazer durante o banho passando um pouco de açúcar pelo corpo gentilmente -- eu disse gentilmente, importante para não machucar. Hidrate bem a pele logo depois.

4- Rosto
Lave com um sabonete específico para a face, use esfoliante facial e coloque uma máscara de sua preferência. Lembrando que se usar "sheet mask", aquelas de tecido, pelo amor da deusa, não enxágue depois. Aproveite e faça uma massagem com o produto que sobrou.

5- Cabelos
É ótimo começar o ano com uma reconstrução. Procure, nos rótulos das máscaras de tratamento, por alguma que seja específica para reconstrução. Eu amo usar queratina líquida para esse tipo de procedimento. A reconstrução/restauração dá um reset nos seus cabelos, que ficam prontos para receber muito melhor os nutrientes.

Segundo a Cabala, os 12 primeiros dias do ano ditam o ritmo de cada um dos meses, são dias em que você pode especialmente praticar amor, generosidade, disposição e cuidado, consagrando todos os meses do ano a essas energias de coisas boas e positividade. Você pode se programar para fazer todas essas limpezas ainda nos primeiros 12 dias ou ao longo de todo o mês de janeiro. Que seja pleno, próspero e cheio de saúde e paz.