Topo

Xan Ravelli

Aprenda 3 técnicas grátis para ficar mais bela mesmo sem sair de casa

Colunista do UOL

18/10/2020 04h00

Como anda sua relação com a beleza? Já conversamos bastante por aqui sobre autocuidado porque, a meu ver, aliado ao autoconhecimento, esse deveria ponto de partida para entender beleza. Essa que tantas vezes é questionada por estereótipos e comercializada como se pudesse ser vendida em potes cujo objetivo é colocar a todas nós num padrão patriarcal e europeizado.

Nada me entristece mais do que ver meninas pequenas pensando suas belezas a partir da régua de outras pessoas, porque essa régua não tem um ponto de limite, porque os padrões foram construídos para serem inalcançáveis. Essa medida afeta em especial mulheres negras, crespas, gordas ou trans... essa afirmação de beleza aqui não veio fácil, não veio de graça, eu me lembro bem desse processo, das mulheres que me inspiraram e das afirmações que buscava até poder me sentir feliz com o que o espelho me mostra. É a liberdade de existir sendo do jeito que a gente se gosta, essa liberdade que nunca está realmente pronta, mas em construção diária por aquilo que nos faz sentir que se pertence além dos ruídos de redes sociais, propagandas de xampu e musas fitness.

Estamos numa sociedade que joga a gente pra fora do nosso existir o tempo todo. É excesso de corpos, excesso de fórmulas de beleza, de aparência e pouco tempo pra se voltar pra dentro e celebrar o corpo, o cabelo, a pele e a aparência que se tem.

Hoje eu trago pra vocês rituais de beleza que você pode fazer aí na sua casa como momentos de celebração mesmo. Celebração ao seu existir. Celebração da sua beleza única, individual, perfeita.

1. Escovação a Seco

É possível fazer essa técnica com esponja vegetal (que você encontra em feiras ou no supermercado por menos de 5 reais), ou com uma escova específica - os resultados são os mesmos e o processo, superfácil. Antes do banho, começando pelos pés, você escova seu corpo inteiro em movimentos circulares ou em direção ao coração. Isso faz com que você remova todas as células mortas da sua pele. Os benefícios são perceptíveis desde a primeira vez. A pele fica muito mais macia e, a médio e longo prazo, não se surpreenda se houver melhora na aparência de celulite, estrias e firmeza. É bacana fazer o procedimento, no mínimo de uma a três vezes por semana. Mas não faz mal se der vontade de repetir todo dia.

2. Esfoliação Labial

Vale dar uma atenção diferenciada para pele da nossa boca, porque ela é diferente do resto do corpo. A esfoliação labial pode ser feita uma vez por semana e você pode usar sua escova de dente mesmo. Passe com movimentos circulares LEVEMENTE (vou escrever de novo para ficar claro: L E V E M E N T E) pela boca toda. Hidrate bastante logo depois com um balm ou a famosa manteiga de cacau.

3. Escalda pés

Pode usar antes do pedicure e também naquele dia de muito estresse. Numa bacia, coloque água quente em uma temperatura que seja agradável ao seu corpo. Em seguida, acrescente óleos essenciais, ou ervas in natura. Se não tiver nenhum desses itens à mão, pode usar sal grosso ou um pouco do seu condicionador de cabelo. Os benefícios vão desde a sensação de relaxamento profundo até uma renovação das articulações dos pés. A sensação é de ter massageado o corpo todo.