Topo

Thais Farage

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Stylist não manda em famoso: todo mundo tem opinião, desejo e já tem estilo

Colunista de Universa

06/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se você curte moda e vive no planeta Terra, Hailey Bieber já passou no seu feed, na sua tela e até no seu pensamento. A mina é um fenômeno do streetstyle, tudo que ela usa é fotografado loucamente, viraliza e esgota. E eu, sinceramente, nem sei mais como foi que começou essa onda com o que ela veste, mas eu tenho cer-te-za que teve ajuda de uma stylist.

Pausa aqui pra gente falar sobre o que é, o que faz, do que se alimenta uma stylist: personal stylist é a profissional que ajuda você a entender melhor o seu estilo, suas escolhas, ajuda a se expressar através das roupas. Stylist, no geral, é quem além de pensar no estilo e no que a pessoa quer expressar, cuida de criar uma imagem de moda. Quem é famoso está, não só se vestindo. Quem aparece muito, frequenta red carpet e é muito fotografado acaba também sendo responsável, hoje em dia, por lançar tendências, influenciar comportamentos, viralizar ou falir um produto de moda.

Antigamente, os famosos apareciam pouco no dia a dia, né? A gente via atriz, modelo e cantoras no palco, na TV e no cinema. Hoje duas coisas mudaram demais a nossa forma de consumir moda: o Instagram —os famosos também postam o dia inteiro, non stop— e o streetstyle, que são essas fotos que temos das pessoas em porta de desfile, em festas, eventos e até andando na rua. Nunca antes na história da moda a rua influenciou tanto a passarela e o consumo! E isso, naturalmente, se aplica também ao super famosos, tipo a Hailey Bieber.

A gente sabe com qual roupa ela vai à academia, quantos e quais biquínis ela usou hoje na praia, se é fã de dourado ou prateado e dia e hora em que cortou e pintou o cabelo. A exposição da vida (menos) planejada nunca foi tão grande! Se antigamente um artista contratava uma stylist para uma festa, pré-estreia de filme, hoje o stylist tem uma função full time na vida dessas pessoas. Parece uma loucura, eu sei, mas é um business e Hollywood não brinca em serviço.

Hailey Bieber Karla Welch - Getty Images - Getty Images
"Comecei a notar que Hailey Bieber deixou o cabelo mais escuro, passou a escolher peças mais sofisticadas, incluindo alfaiataria"
Imagem: Getty Images

Ano passado eu estudei com a Maeve Reilly, ela, na época era quem vestia a Hailey e fizemos um zoom com as duas contando como funcionava a parceria: no geral, a modelo aprendeu bastante sobre moda e sobre o próprio estilo, Maeve enviava para ela apenas uma curadoria de peças e ela, Hailey, misturava e criava os próprios looks. Uma baita ajuda, né? Mas, nessa conversa, a modelo queria deixar claro que ela sabe o que gosta, se conhece e tem desejos próprios.

O tempo passou e comecei a notar que Hailey Bieber deixou o cabelo ficar mais escuro, passou a escolher peças mais sofisticadas, incluiu bastante alfaiataria e apareceu super minimalista em vários red carpets. Fiquei cismada! A gata sempre foi conhecida por usar muitas peças casuais, muito jeans, muito tênis, muita regata... De onde veio tanta alfaiataria? Dito e feito! Hailey mudou de stylist. Hoje a profissional que cuida desse armário é a sensacional Karla Welch.

Karla já veste o Justin Bieber há anos e praticamente inventou essa camiseta compridona que ele tanto usou —e que virou febre! No início da carreira dele, todas as camisetas eram feitas na costureira, com o desenho da Karla. Enquanto a Maeve é, no estilo pessoal, uma mulher que curte roupas mais justas e muita pele de fora, Karla gosta de um estilo que mistura códigos tradicionalmente ligados ao masculino com peças tradicionalmente femininas.

Hailey Bieber looks - Getty Images - Getty Images
A modelo Hailey Bieber
Imagem: Getty Images

Depois disso veio também a Dani Michelle —que também tem esse olhar mais minimalista estampado (ou será que tem por que o minimalismo tá na moda?) e veste pessoas como a Kendall Jenner. Ou seja, Hailey tá claramente repensando o próprio estilo, né.

Acho que a gente nunca vai saber se a Hailey mudou de stylist porque mudou de gosto ou se mudou de roupa porque mudou de stylist, mas alguma coisa aconteceu aí nesse estilo.

Voto de Minerva

Vale dizer, da minha experiência própria, que stylist não manda em famoso. Talvez mandasses mais há uns anos, mas hoje em dia TODO MUNDO tem opinião, desejos e já tem um estilo. Desde que visto pessoas famosas eu aprendi que não tem essa de "quem foi que vestiu esse vestido horrível nessa mulher, que stylist péssima!" porque a cliente não é uma boneca em que a gente veste o que quer. A cliente é a nossa chefa, o voto de Minerva, a cartada final. Ninguém decide sozinha um vestido de Red Carpet do Oscar, por exemplo. É uma equipe gigantesca! Se dá errado, a culpa é de muita gente.

E pensa só a treta que é vestir uma pessoa famosa: às vezes a câmera pega um ângulo ruim, às vezes a roupa ficava linda ao vivo e no vídeo fica péssima, às vezes fica ótima de dia e péssima de noite, às vezes funciona em pé mas sentada não rola. Quantas vezes vesti atrizes para pré-estreia e o fundo da foto (que eu perguntei, chequei e combinei antes) muda de cor?

Hailey Bieber street style - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Hailey Bieber
Imagem: Reprodução Instagram

Roupa + famoso é um binômio que tem infinitamente mais chance de dar errado do que certo. Tem muita variável. E, se nos EUA é um super business, no Brasil ainda é um mercado incipiente, sem uma formação organizada, muito mal remunerado (na grande maioria das vezes) e bem informal.

Quanto ao que vem primeiro, eu gosto de acreditar que stylist boa é aquela que deixa o estilo pessoal vir acima de qualquer coisa.